quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Santiago del Estero (AR)

15 de agosto, sexta-feira, seguimos para Santiago (capital da Província do mesmo nome) indicada como a madre de las ciudades (cidade mais velha da Argentina), mas não gostamos e seguimos para Termas de Río Hondo. Entre estas duas cidades vendem, em abundância, carvão e madeira além de ter muito cabrito solto nos acostamentos. Embora nesta região não chova há nove meses eles não têm problema de abastecimento, segundo Cardoso. Assim, lavamos o MH em Pres. Roque Sáenz Peña. Em Avia Terai pegamos a Rp 98 (que no mapa da Firestone aparecia riscado igual a Rn 16): que mentira! Até Campo Largo estava bom mas depois foi só piorando. Na divisa do Chaco com Santiago Del Estero um dos guardas nos pediu uma gasosa: lá se foi mais um garoto...
A quantidade de algodão e a de sacos plásticos nos acostamentos impressiona! A Rp 89, de Quimili a Taboada, onde se pega a Rn 34, parece o caminho do inferno descrito nas melhores aulas de catecismo.
Em Suncho Corral ela se supera, transformando-se num caminho de cimento ladeado por rípio e muita poeira. Os carros ao se encontrarem ficavam com uma metade na pista, outra fora.


Um dos mais lindos por do sol que já vimos não pode ser devidamente curtido de tão horrível é a estrada. Taboada parece uma cidade fantasma dos filmes do velho oeste americano! Dormimos num YPF (deram luz), 12 km depois de Taboada, logo que passa o pedágio.
Vir para Río Hondo ou Santiago Del Estero só pela Rn 34 ou Rn 9, se não, não vale a pena!

Um comentário:

  1. Arf decifrar o blog é um inferno tanto que irei refazer a leitura. Como vocês estão próximos a Tilcara acredito que irão fazer o Paso de Jama, comprem uma garrafinha de oxigênio e suerte!

    Muito show a aventura, eu continuo no bagageiro!

    ResponderExcluir