domingo, 14 de setembro de 2008

Nazca (PE)

Chegando à carreteira Panamericana se pega à esquerda em direção a Arequipa (sul) até o aeroporto: na frente fica o Camping Hotel Suisse (S 14º51.070 W 070º57.494), diária de U$5 (por pessoa) + s/.30 de energia elétrica (tem piscina e wireless que pega no MH).

Ao lado, a segunda indicação que tínhamos o Hotel Nido Del Condor e, mais adiante um pouco tem um bom e amplo Grifo para quem não quiser camping.


Estamos sob árvores frondosas num lugar florido, com muito verde e irrigado. Daqui ouvimos os pequenos aviões decolarem para as Linhas (de Nazca, é claro).
Hoje (das 8 às 13 horas) fomos, a bordo do poderoso Dodge do Francisco (um professor jubilado muito gente boa), conhecer um pouco da cidade.
No Cemitério de Chauchilla (S/.5 por pessoa) observamos as múmias, testigos da avançada técnica de mumificação dos nazcas que, com este clima seco, se mantiveram intocadas até serem profanadas por saqueadores no início deste século. Como todos os ignorantes, desprezavam o valor histórico/científico destes sítios, roubando e vendendo as cerâmicas e outros objetos de valor (como os nazcas, a exemplo dos inkas, acreditavam numa outra vida eram enterrados com seus pertences e, até, com algum animal de estimação) enterrados com as múmias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário