sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Puno 2

Na quarta-feira, das 7h às 17h45min (no horário deles) fomos conhecer as ilhas flutuantes de Uros e Taquile (162 soles por casal). O lago Titikaka que une o Peru a Bolívia tem 190 km na sua largura maior, com uma profundidade máxima de 283m. É considerado o lago navegável mais alto do mundo. Possui várias ilhas, mas visitamos as duas consideradas mais típicas e/ou diferentes: a de Uros (há 10 km do porto, um conjunto de 44 pequenas ilhas flutuantes de totora, uma espécie de junco comestível) e a de Taquile (de terra firme, com uma linda paisagem e tradições ancestrais).

Descemos numa destas ilhotas flutuantes (cada uma é de uma família): ali nos dão explicações sobre a rotina destas famílias. Depois cada casal escolhe o/os turista/s para visitar sua casa com direito a vestir suas roupas/fotografar (sem pagar). Depois oferecem seu artesanato (ali compramos unas cositas). São bem preparados para tudo isso (aqui o SEBRAE é desnecessário) e, tanto soles quanto dólares são moedas correntes: tem que pechinchar coisa que o Renato faz bem.


Na verdade o último Uro morreu na década de 60. Hoje são os aimarás que a habitam. Ainda visitamos mais uma ilha, desta vez, num barco de totora. Tanto as mulheres adultas quanto as crianças tentam agradar os turistas cantando em diversos idiomas (menos o português, é claro!).


Um comentário:

  1. Estás linda vestida de boliviana! Por sinal, muito legal tu estares atualizando o blog durante a viagem... Super moderna!

    ResponderExcluir