quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Isso também é Brasil...


CCB - REMIDOS AGORA PAGAM TAXAS

Matéria MaCamp
11/01/2008 por Marcos Pivari

A nova cartada da administração nacional do Camping Clube do Brasil é a cobrança de taxas de manutenção para sócios remidos.

Não é de hoje que a maior associação de campismo do Brasil passa por crise financeira. Dita uma sociedade sem fins lucrativos, o CCB continua perdendo propriedades, áreas de camping e vê a cada ano, seus campings restantes sofrerem com o abandono, salvo poucas áreas preferidas pela diretoria.

O “Título Remido” foi implantado na década de 1970, para campistas que desembolsassem uma grande quantia em dinheiro em detrimento de coberturas de orçamentos e investimentos futuros. Tal título daria direito ao uso dos campings da rede sem qualquer ônus ou taxas.

Desde de 1979, foram criadas as taxas de manutenção mensais e até final de 2008 elas não eram cobradas de sócios remidos. Tais taxas serviriam para a manutenção da grande rede de campings pelo país e outras propriedades imóveis, além de seu corpo diretor e suas dependências.

A partir do mês de janeiro de 2009, o sócio remido do CCB passará a contribuir com tais taxas de manutenção, como traz a nota do Jornal "O Campista" pertencente à associação. A administração nacional entende que tais sócios deverão arcar com todas as taxas posteriormente criadas, como “ocupação mensal”, “equipamento desocupado” e “pernoite de animais”. A direção alega que a taxa de manutenção mensal também deve ser paga, apesar de não tê-la cobrado nos últimos 30 anos. Justifica o presidente nacional do CCB, Sr. Luis Cláudio, que isto amenizará o desequilíbrio de contas e de receita.

Já alguns campistas julgam improcedente a cobrança de uma taxa perpétua, defendendo sim, a inclusão de taxas de cotas-extra, que possuem um número definido de parcelas a fim de cobrir dívidas do clube. Segundo eles, outro problema apareceria, caso tivessem que pagar taxas de manutenção, como por exemplo a perda do direito de pernoitar no camping caso não pagassem em dia tais taxas. Os sócios remidos são estatutariamente isentos vitalícios de pernoites. Outra questão de campistas é o porquê de somente sócios remidos deverem pagar tais taxas e o mesmo não acontecer com sócios fundadores, beneméritos e honorários, já que todos teriam interesse em "salvar" o clube.

Enquanto o CCB não investe em melhorias e boa administração do dinheiro, necessitará de mais receitas para cobrir os atuais e futuros rombos. Resta ao campista brasileiro lamentar pela perda de um patrimônio que já foi enorme, ícone mundial do campismo como atividade.


Fotos: Marcos Pivari

Matéria MaCamp
11/01/2008 por Marcos Pivari


Nenhum comentário:

Postar um comentário