sexta-feira, 26 de março de 2010

CIDA E CELSO EM PORTUGAL

 

Desde 2007 Cida e Celso tem um Motorhome (una casa rodante, um RV) na Europa. Em 2010 foram em fevereiro e retornam em setembro. Agora estão em Portugal.

granduca1

“Family,
Portugal é dividido político-administrativamente em cinco regiões – Porto Norte, Beiras, Lisboa, Alentejo e Algarve, onde estamos. More Madeira e açores
Algarve tem 15 conselhos e já passamos por 8 deles. Essa região é linda e tem muita historia dos povos que por aqui passaram (fenícios, cartagineses, romanos, árabes, franceses e ingleses . É o ponto mais ocidental ou a oeste  da Europa. Aqui também fica Sagres onde o Infante Henrique sonhou e planejou os descobrimentos, inclusive o do Brasil.
A região é de uma beleza natural impar. Em Sagres há ondas de pedras do período neolítico, é uma região inóspita com pouquíssima vegetação mas com um mar imenso e onde se  encontra a fortaleza e ruínas do que foi a Escola Náutica de Sagres.
As cidades que temos visitado tem de 20 a 60 mil habitantes mas são belíssimas. Com forte influência árabe resultante dos 500 anos de dominação muçulmana, as construções são arredondadas, possuem chaminés rendilhados e são pintadas de branco.
As costas marítimas são de tirar o fôlego. Falésias, grandes pontas de terra que avançam para o mar. As que estão parcialmente erodidas pela ação da água e ventos ficam ainda mais belas.
São conhecidas internacionalmente. Vilamoura e o mais requintado dos locais com resort, lagoa, molhe, marina, habitações de luxo. Em todo o percurso encontramos  muitos ingleses, alemães, holandeses e franceses. Alguns portugueses e brasileiros perdidos. As placas e anúncios são sempre em inglês. Pode não ter em português mas em inglês não pode faltar.
Indagamos nos centros de informação turística e nos foi dito que já houve maior numero deles quando a libra (moeda inglesa) estava mais valorizada em relação ao euro. Eles fogem do inverno mais rigoroso do que em Portugal. Aqui a temperatura tem estado entre 15 e 25 graus centigrados. Começou a primavera mas não se iludam isso só acontece aqui. Ainda enfrentaremos muito frio na Espanha, França e Alemanha. Em 2007 chegamos em junho e só esquentou em agosto, em 2008, a mesma coisa.  Essa é a razão desses estrangeiros estarem aqui. Estão na faixa dos sessenta e cinco anos. Celso e eu não conseguimos desconto de aposentados pois olham para nos e dizem: - Já?
Temos que explicar que no Brasil com 35 anos de serviço e sessenta anos de idade podemos nos aposentar. Explicação aceita mas temos que pagar ingressos inteiros pois aqui regalia só com 65 anos.
De Lagos a Loule, conselhos por onde já passamos há muita laranja, amêndoas e oliveiras. Os árabes são especialistas na extração do azeite e passaram a técnica para os portugueses.
Lagos é o coração da produção do vinho algarviano. Figo há em abundancia. Temos comido iogurte de figo, bombons e estávamos a procura do queijo de figo quando descobrimos que tratava-se de um doce em formato de queijo. Ele e feito com açúcar, figo, amêndoa e canela.
Os pães-de-ló portugueses são fofíssimos, delicadíssimos. São especiais. Também comemos pasteis de feijão. Que na verdade são bolinhos doces com recheio de feijão branco com amêndoa. É uma extravagância gastronômica. Quando voltar para o Brasil haja academia para queimar essas calorias todas.
O mercado municipal de Loulé e um prédio baixo enorme com arquitetura neo-clássica, muito bonito e organizado. Mais do que o de Lisboa que é decepcionante.
A recepção aos brasileiros é sempre calorosa. Ontem ganhei um leque de presente,muitos prospectos e o convite para voltar no dia seguinte para conhecer a amendoeira. Falei que gostaria de conhecer o pé e a recepcionista me disse que traria um galho de casa na manha seguinte.
Amanhã deixaremos Portugal e retornaremos a Espanha.
Boa Páscoa a todos.

birthday-cida11
Abraço,
          Cida”

Nenhum comentário:

Postar um comentário