sábado, 8 de janeiro de 2011

Grupo ASA BRANCA Encontro Regional Ceará RN

MARINA CAMPING HOTEL / UBAJARA ,  14 A 17.01.2011


ATRAÇÕES TURÍSTICAS  -  PARQUE NACIONAL DE UBAJARA


Trilhas e cachoeiras
Localizado na Chapada de Ibiapaba, o Parque Nacional de Ubajara apresenta uma vegetação exuberante com muitas opções de trilhas, seja pelas cachoeiras ou pelas grutas.

Bike
É possível percorrer um trecho de bicicleta, com pista bem desnivelada no interior do Parque Nacional. A opção é indicada aos mais experientes neste esporte.

Gruta de Ubajara (trekking)
Mas sua maior atração é a gruta que lhe deu o nome, com 1.120m de extensão, dos quais 420m estão abertos ao público, sempre com o acompanhamento de guias. A gruta de Ubajara possui galerias e salas com formações de estalactites e estalagmites, como a Pedra do Sino e a Sala das Sete Maravilhas. A trilha até ela - uma descida íngreme - tem duração de 3h, aproximadamente.

Gruta de Ubajara (teleférico)
Quem não estiver disposto a andar, há um teleférico, o que reduz o passeio em 2 horas. O diferencial é a bela paisagem natural que pode ser contemplada do alto. O Parque abre diariamente das 8h às 17h e o ingresso custa R$ 3. O teleférico funciona até às 16h. Hoje em dia o Parque é considerado um dos mais organizados do Brasil.

Rapel na Bica do Ipu
Uma linda queda d'água. É um dos locais mais privilegiados do Estado para a prática deste esporte.

Trekking até Bica do Cafundó
Situa-se dentro do Parque Nacional de Ubajara, distando 2 km do centro da cidade. A opção mais procurada é o passeio ecológico. No final é possível tomar um delicioso banho na Bica, em águas com sabor de montanha. Além disso, o local proporciona aos visitantes um visual invejável.

Cachoeira do Boi Morto
Situa-se a 13 km do município, é composta por várias cachoeiras.

Turismo / Ecoturismo: Sede do Parque Nacional de Ubajara que tem nas grutas sua maior atração. O parque está situado na Serra de Ibiapaba.
Atividades de ecoturismo: Mountain Bike, Rapel, Trekking

GEOGRAFIA e HISTÓRIA
Habitantes: 30 mil

Clima
Ocorrem duas estações distintas comumente chamadas "inverno", a chuvosa, bastante curta e irregular; e "verão", a seca. A estação chuvosa inicia-se em fins do verão e se torna mais importante no outono. O período chuvoso que ocorre entre janeiro a junho. De julho a dezembro é estiagem.

Vegetação
A caatinga é a vegetação predominante, mas outras três vegetações são encontradas na região: a Floresta Atlântica, a Floresta Subcaducifólia Amazônica e o Cerrado. A caatinga é constituída basicamente de árvores a arbustos com espinhos, que perdem as folhas na estação seca, de plantas suculentas espinhosas e de plantas herbáceas que desenvolvem-se depois das chuvas.

Relevo
O relevo da região resulta da combinação de aspectos geológicos estruturais e de processos de erosão atuais e sub atuais. Sua estrutura geológica é bastante complexa, com rochas variadas, que criam paisagens morfológicas diferentes. Nas regiões semi-áridas, o terreno é ondulado. A costa da Ibiapaba constitui uma das mais notáveis feições topográficas do Nordeste brasileiro pela extensão e continuidade da escarpa, que acompanha de perto os limites estaduais.

História e Cultura
Ubajara é de origem indígena e a tradução que prevalece para o nome é "Senhor da Canoa". Consta que a Gruta de Ubajara é conhecida desde o início do século XVIII, quando os portugueses realizaram expedições na região em busca de minérios, especialmente prata. Este nome teria surgido da lenda de um cacique que, vindo do litoral, teria habitado a gruta por muitos anos. Existem outras traduções para o nome como "Senhor das Flechas" e "Flecheiro Exímio".

Algumas pessoas acreditam que a origem da gruta de Ubajara existe em razão das escavações em busca de prata, somado a quase duzentos anos de intempéries. A origem e essência do Parque sempre foram a gruta de Ubajara, motivo de crônicas curiosas de artistas locais.

 
FONTE :  http://www.hotelinsite.com.br/cidades/ubajara.html

 

 

 
LUIS MARTINS - NATAL ( RN )


" Amigos tem , quem os faz e sabe conservar . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário