quarta-feira, 2 de março de 2011

USHUAIA, LÁ VAMOS NÓS!

Como sempre, dentro do possível, tentaremos não repetir estradas…

DE CASA ATÉ O URUGUAI

1º dia (21 de fevereiro) - Saímos de Itapema na segunda-feira,  enquanto Neca e Tere de Itajaí, e nos encontramos no trevo de Imbituba onde fizemos o almoço, sonecamos e fotografamos o início desta aventura.

clip_image001

Perto de Criciúma a sirene da antena da sky apitou e enquanto Renato a ajeitava Getúlio e Albertina passavam por nós...

clip_image002

Paramos às 18 h e pernoitamos no Posto Buffon (novo e amplo) na BR 101, no Km 93, em Osório (cederam uma tomada porque nos comprometemos a não usar o ar condicionado e, por isso, abastecemos lá). Um caminhoneiro de Frederico Westiphalen (placa do caminhão: IGT 0148) trocou de lugar só para que pudéssemos estacionar juntos (lamentamos que quando fomos agradecer levando–lhe um aperitivo ele já estava dormindo e assim nem seu nome sabemos...). Esta gentileza é bom prenúncio!

clip_image003

Vamos entrar no Uruguai através do Chuí/Chuy por duas razões: diversificar um pouco (porque faz tempo que não passamos por ali) e para dar um abraço num casal que nos deu muita força nos ‘perrengues’ do ano passado: Washington (Petiço) e Sonia.

2º dia (22 de fevereiro) - O único trecho ruim (em duplicação), até agora, fica na BR 116 entre Pelotas e Rio Grande com excesso de caminhões e muito vento. Neca não resistiu e ‘colheu’ butiás enormes que abundam na beira da estrada!

clip_image004 clip_image005

No Chuí dormimos ao lado do posto Esso logo depois da aduana brasileira.

3º (23 de fevereiro) – Após ‘engraxar as cruzetas’ (do MH, é claro!) fomos fazer a CARTA VERDE - o seguro obrigatório para o MERCOSUL. Por orientação do Bazacas, conhecido e apreciado por todos os que têm seguro do MH (a quem avisamos, para as providências cabíveis sobre a duração e roteiro desta viagem), fizemos na MAGNA. Embora seja um seguro para o MERCOSUL ele apenas atinge quatro países: Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile. O pagamento só pode ser feito em reais e considera apenas o tempo de estadia nesta região (independe do tipo, ano e tamanho do MH). Em dólar comercial, por exemplo, para 7 dias, paga-se US$31,06 e para 15, US$54,66.

Sempre fizemos a Carta Verde no primeiro país no qual adentramos em cada viagem o que nos parece sair mais em conta do que fazê-lo no Brasil através da rede bancária: uma boa pesquisa para o futuro...

Neca fez um ótimo negócio: No posto onde paramos para lanchar queriam lhe vender uma palheta do limpador do para-brisa por R$40,00 (roubo!) e ele conseguiu no Chuy por R$6,00!

clip_image006

República Oriental del Uruguay: (www.uruguaynatural.com)

Superfície: 176.215 KM2                                                 População:  3.360.000 habitantes                                             Capital: Montevideo   Idioma: Español                              Moneda: Peso urugayo                                              Temperatura: Inverno 6º/17º – Verão: 21º/28ºC

No Uruguai, gasolina é NAFTA e óleo diesel é GASOIL e não vendem álcool combustível.

Em ‘puente angosta’ (ainda tem algumas) a preferência é de quem segue em direção à Montevideo.

“Caso não haja placas em contrário, a preferência em cruzamentos é sempre de quem vem da sua direita.

PEQUENO GLOSSÁRIO DE TERMOS RODOVIÁRIOS E MECÂNICOS:

- acostamento = banquinha

- alavanca de marcha = palanca de câmbios

- automóvel/carro = auto

- borracharia = gomeria

- caixa de primeiros socorros = caja de primeiros auxílios

- chave de fenda = destornillador

- cinto de segurança = cinturón de seguridad

- contramão = contramano

- dê a preferência = ceda el passo

- embreagem = embrague

- freio = freno

- freio de mão = freno de mano

- limpador de para-brisa = escobilla

- macaco hidráulico = gato hidráulico

- mão dupla = doble vía

- mão única = única mano

- oficina mecânica = taller de mecánica

- óleo de motor = aceite de motor

- para-choque = paragolpe

- passagem de nível – paso a nivel (ferrovias)

- pedágio = peaje

- pisca-pisca = señalero

- pneu estepe = neumático auxiliar

- pneu furado = neumático pinchado

- posto de gasolina = estación de servicio

- quebra-mola = lomo de burro

- rotatória/trevo/balão = rotonda

- triângulo = baliza”

(Folder da PETROBRAS).

Na aduana uruguaia, Neca e Tere tiveram um probleminha a resolver. Quando estiveram no Uruguai em 2008 não ‘deram a saída’ em Rivera (por não saberem de tal procedimento). Resultado: constava no sistema que ainda estavam no Uruguai. O Chefe de plantão inicialmente foi irredutível: não teria como permitir a entrada no Uruguai uma vez que de lá não tinham saído desde 2008 e a multa era impagável! Renato ligou para o Wilson (da carta verde) pra tentar alguma solução que evitasse a alternativa que, até então, se apresentava que era retornar e entrar pela Argentina através de Uruguaiana!

clip_image007

Depois de algum tempo, conversa daqui, conversa dali tudo se resolveu com uma ‘ajuda pra um churrasquinho’ que lhe custou US$50. Antes, pra nós, a vistoria no MH se resumiu numa ajuda deste tipo (R$10,00). Nestes mais de 25 anos de caravanismo é a primeira vez que nos pediram ‘propina’ no Uruguai!

clip_image008

Viajamos com chuva refrescante até Salinas aonde chegamos de surpresa na casa do Petiço. O que nosso coração antecipava aconteceu: sentimo-nos em casa e a empatia entre os três casais foi perfeita. Depois de muita empanada (afinal eles são os reis das imperdíveis empanadas Santa Fé), pizza, vinho, cerveja e papo bom dormimos muito bem.

clip_image009 clip_image010

As fotos mostram o quanto Renato é bom de braço, pois estacionar assim não é pra qualquer um!

clip_image011 clip_image012

A nossa relação com Washington e Sônia é, de fato, uma questão de química, gostamos deles demais e esperamos poder retribuir tanta atenção e gentileza em nossa casa em Floripa. Valeu demais!

clip_image013

4º dia (24 de fevereiro) – ainda com chuva seguimos para Colônia del Sacramento para revê-la e apresentá-la aos companheiros de viagem e, também, para ‘levantar’ o preço da travessia no Buquebus: MH de 11 metros =R$690,00 + duas pessoas/65,00 x2= RS130,00 = R$820,00 (total); MH de 7 metros = RS 398,00 + duas pessoas = R$130,00 = R$528,00 (total). Como o MH não fez questão de atravessar de Buquebus, decidimos deixar a travessia do Rio de la Plata numa outra ocasião, deixando o MH em Colônia para ‘curtir’ BA.

clip_image014 clip_image015

clip_image016 clip_image017

Jantamos (empanadas e pizzas que Sonia nos ‘regaló’ e dormimos em Carmelo no bem localizado camping municipal (sem luz) onde os ‘guris’ fizeram uma gambiarra e ... deu-se a luz! Carmelo é um lugar que nos deixou um gosto de ‘quero mais’.

clip_image018

clip_image019

Desde que saímos de Itapema o cardápio tem sido: pizza, nhoque, empanada, pizza, macarronada (ai, ai que a balança não nos veja).

Nas aduanas, sem problemas, além dos já relatados. Na saída do Uruguai pra entrar na Argentina via Fray Bento/Gualeguaychu, tudo tranquilo, com exceção da demora do rapaz que nos atendeu, que se perdeu um pouco com os passaportes porque estava acostumado apenas com carteiras de identidade. Demorou pra concluir os devidos trâmites. Já no lado argentino, na aduana de fronteira, nem nos pararam. Portanto, não fizeram qualquer vistoria nos motor homes. Menos mal.

Endereços e Coordenadas

Posto BR/BUFFON 34: S 29º51.121’  W 050º14.828’

Carta Verde/Chuí: MAGNA – Corretora de Seguros Ltda (rua Samuel Priliac, 620, e-mail: wilson@cesuti.com.br).

Empanadas Santafe em Salinas Interbalnearia Km. 38.700 lado sur fone 437 61506 (com entrega em domicílio), empanadassantafe@hotmail.com / Facebook: Empanadas-Santa-Fe

Camping Municipal/Carmelo:S34º00.641’ W058º17.672’

clip_image020 clip_image021

clip_image022clip_image023

Estas águas  sobre os carros indicam que estão à venda (Uruguai).