terça-feira, 10 de maio de 2011

PERDEMOS HILDA BIANCHI

Com  muito pesar e dor registramos a perda da nossa amiga Hilda Maria Colla  Bianchi  em Pato Branco/PR. Infelizmente uma traiçoeira mestástase, em quatro meses, nos roubou  esta querida.

Abaixo a homenagem  que fizemos ao casal e que foi publicada na  Revista MotorHome.

14012008 016

 

ROZIMBO E HILDA: dois guerreiros sempre na estrada!

Com estes amigos acampamos há quase 20 ininterruptos anos nos meses de verão em Itapema/SC. Somos testemunhas de que nada os afastou desta vida de campista/estradeiro, nem os sérios problemas de saúde que, felizmente, já superaram!

Embora cronologicamente já tenham ultrapassado os 70 anos parecem dois adolescentes encantados com as pessoas e lugares que vão conhecendo a cada nova aventura.

Tudo começou em 1975 com uma visita aos amigos Lindolfo e Neusa no camping de Foz de Iguaçu. Chegando em casa (Pato Branco/PR), onde vivem até hoje, por telefone, compraram o primeiro trailer, um Eldorado (Turiscar).

Um fato acontecido na primeira viagem determinou o que se tornou uma de suas características: viajam sozinhos. Junto com mais quatro casais (cada um no seu equipamento) seguiram para o México. Já estavam num camping em Antofogasta (norte do Chile) quando alguns propuseram uma votação: seguir conforme o combinado ou voltar para Santiago e conhecer a Ilha de Páscoa: “Eram quatro casais, oito cabeças”... afirma Rozimbo.

Em 1992 também de trailer e sozinhos foram para Ushuaia. Como ressalta Hilda: “sem as atuais facilidades da internet, apenas com um simples mapa da Argentina”. Até hoje, com toda a tecnologia existente, muitos não arriscam esta viagem sem outros companheiros!

Assim também subiram a Cordilheira dos Andes passando nas estradas alagadas do degelo (baldanes), numa desta ficando retidos por vinte dias tão grande era a nevasca.

Também impressiona saber que deixavam a firma (o negócio da família) sob a responsabilidade do filho mais velho com apenas 15 anos (e um contador de confiança) e partiam para viagens com períodos relativamente longos (mais de 40 dias). Quantos amigos não saem mais do que alguns poucos dias porque não ousam isso?!

Nestes 34 anos tiveram dois trailers e seis motorhomes tal a paixão por esse modo de vida que, como já dissemos, começou bem cedo, ainda quando tinham seus compromissos profissionais.

Não temem as estradas e os desafios que ela põe. Embora viajar sozinhos seja um traço característico deste casal também adoram encontrar com amigos em eventos ou lugares - até por isso integram o Grupo Estradeiros. O que aparentemente pode parecer um traço de individualismo se desvanece quando, junto a companheiros acampados ou em trânsito, mostram-se extremamente solícitos, muito receptivos, com um chimarrão sempre pronto e petiscos de toda ordem. Estão sempre prontos para ajudar a quem precisa, seja oferecendo ferramentas, peças e ou levando, com seu veículo de reboque, onde for necessário para buscar ajuda.

Para quem pretende viajar pela Argentina e Chile, especialmente, sem desconsiderar o Brasil, eles têm muito a informar, devido a longa experiência de viagens por estes países.

Rozimbo e Hilda viveram a vida de estradeiros numa época em que não existiam as facilidades dos modernos meios de comunicação, mas mesmo assim não se intimidaram.

Hoje, como pessoas de seu tempo, são usuários de todas elas, inclusive a internet móvel. Mas isso não modificou o espírito aventureiro desse casal.

Se hoje não são mais as dificuldades de comunicação que tornavam as viagens verdadeiras aventuras, são as condições físicas. Ambos já passaram por sérias situações de saúde que, devidamente superadas, parece que acenderam ainda mais o desejo de estarem na estrada. Isso nos permite afirmar que nem sempre são as condições externas que fazem as pessoas serem aventureiras, mas as suas cabeças, seu modo de ver a vida, o jeito de manter mente e corpo sempre funcionando num elevado grau de adrenalina.

Não temos dúvidas em afirmar que Rozimbo e Hilda se enquadram perfeitamente neste perfil: viver em espírito de aventura!

 

Aqui estão algumas fotos deles

2 comentários:

  1. Uma das pessoas que eu mais AMO nesse mundo foi olhar por nós perto de Deus e, por isso, sei que está num lugar bem melhor..

    A saudade fica conosco e sempre ficará!!

    Beijos, tristes e saudosos, da filhota, Hedinha.

    ResponderExcluir
  2. Lindo o que escreveu e as fotos que colocou Gracita... a saudade não diminui e nem diminuirá, devido a pessoa que ela sempre foi. Impossível não amar ela !!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir