terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Interpraias (Balneário Camboriú) proibida para Motorhomes?

 

“Olá Amigos

Infelizmente, neste domingo, fui vítima da discriminação contra os Motor Homes.

Ao acordar e constatar que teríamos um lindo dia de sol, decidimos passar o dia na praia do Estaleiro, uma vez que esta praia é bem próxima de onde resido (Brusque).

Chegando ao destino, nos instalamos em um local onde já ficamos algumas vezes, trata-se de um terreno particular situado de frente para o mar, que não possui cercas e não é controlado por flanelinhas (local raro hoje em dia).

Já curtindo a beleza da região e preparando o almoço, fomos surpreendidos  por um guarda municipal de B. Camboriu, que chegou anunciando a existência de uma Lei Municipal que exigia  que nosso motor home deveria estampar um selo que teria que ter sido adquirido junto a Secretaria de Turismo em BC e que sem este selo, meu motor home não poderia  circular por BC, principalmente pela inter Praias, pois esta via estava sinalizada restringindo o acesso de Motor Homes.

Imediatamente argumentei que não havia visualizado nenhuma placa que impedisse a circulação de veículos tipo Motor Home naquela via, além do que meu veiculo estava devidamente licenciado para circular por qualquer via do Brasil, inclusive do mercosul, sem nenhum selo adicional. Argumentei também que nem sequer estava estacionado em um local publico, onde ele possivelmente teria alguma autoridade e que, como estava completamente dentro da lei não me retiraria dali.

O mesmo se retirou e ficou circulando pela região falando ao telefone. Imaginei que o mesmo estivesse pedindo reforços e que meu dia de descanso fosse se transformar em muitos transtornos.

O guardinha, continuou circulando  e acabou notificando dois caminhões paraguaios (somente o cavalinho) que estavam estacionados naquela via. Os motoristas e suas esposas estavam curtindo um pouco nossas belezas naturais, certamente descansando da dura vida de ‘carrega e descarrega’ dos caminhoneiros.

No meu caso, não sei se o ‘agente’  (covardemente)  tenha me notificado, por que não colocou a notificação junto ao para brisa, como fez com os paraguaios, porém tenho a certeza que não podemos nos acomodar com estas arbitrariedades, e temos que nos manifestar, principalmente contra estas pseudo autoridades que aprovam estes absurdos.

Um forte abraço.

Renato e Denise


Este é o modelo que Itapema queria/quer seguir… Porque neste país a ‘saída’ mais fácil é inventar (ou copiar) leis e super faturar no ‘aqui e agora’.

A que se verificar e denunciar, com mais veemência e fundamentação, o que, de fato, está subjacente a estas leis arbitrárias. Quem se habilita?

De qualquer modo a coisa mais absurda é comparar MH com veículo comercial (aí tem!). Talvez este seja o primeiro item a ser enfrentado (advogados do grupo e associações vamos assumir esta luta?)…

E os fabricantes o que pensam disso?


Enquanto isso dá uma olhada no texto abaixo enviado por brasileiro que tem MH na terra do tio Sam (depois a gente conversa mais sobre a questão)…

Estados Unidos:

“1) Os campings não fecham no inverno como acontece com a Europa e o valor médio é da ordem de 20 dólares.

2) Só vai para camping nos Estados Unidos quem quer.

Toda a rede WallMart nos EUA é amiga dos campistas. Você pode dormir nos estacionamentos inclusive tem vigilância (de carro circulando) 24 horas. O WallMart também não fecha.

3) Nas áreas de descanso e postos de gasolina, que são muitos, também se dorme.

Muitas áreas de descanso possui internet gratuita.

O Valor do motorhome usado é muito barato e pode ser licenciado normalmente. Você só precisa comprar uma caixa postal.

Para ter uma ideia de preços consulta este site.

http://www.pplmotorhomes.com/classa/class-a-motorhomes.htm

Encontro Brusque

4 comentários:

  1. Olá querida, já estamos divulgando esse novo caso no nosso blog (http://familiachugaboom.blogspot.com/p/agenda-de-encontros-de-campismo.html)e para todos os grupos de campismo e empresas de motorhomes. Pedimos ajuda aos advogados de plantão do campismo que nos ajude legalmente nesta luta. Não podemos ficar parados esperando que as coisas mudem sem que se faça algo. Hoje a matéria da Denise e do Renato vai ao ar ao vivo 16hs no programa de Campismo Brasileiro na WEB TV NÓS DE JOINVILLE. Quem quiser acompanhar e participar fique a vontade.www.nosdejoinville.com.br
    Abraços Keila Miers Família Chugaboom campistas Safari Karmann Ghia do Brasil

    ResponderExcluir
  2. mais uma vez constato que a ignorância é altamente contagiosa! itapema que o diga. só que os maiores prejudicados são os campings da região. eles sim devem entrar com mandato de segurança contra o município, e apoiados pelos grupos organizados, montar manifestação de repúdio e indignação. ai campistas podem aderir e fazer o barulho necessário para incomodar os politicos de m... que abundam pelo pais inteiro.

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito nos EUA e Europa é tudo bem diferente do Brasil. A começar que lá o pessoal de motorhome não fica se mobilizando para os encontros, aliás, eles nem dão bola para isso. O papo lá é qualidade para viajar. Hoje, no Brasil, apenas se sofre o reflexo de uma mentalidade sem visão do que é o caravanismo.

    Abraços

    Edu e Geya

    ResponderExcluir
  4. ja tive o mesmo problema na cidade de ubatuba-SP e tambem em Cabo frio RJ,porém fiz como vc e não aceitei essa manobra de políticos para tirar o sossego e meter a mão no bolso,somos um país livre e pagamos para ir e vir e não tem cabimento essa lei absurda e abusiva contra nós "motorhomeiros" ficquei sabendo que a multa jamais vai para o documento ou pontos na carteira mas fica como dívida ativa na prefeitura da cidade e se algum dia vc for comprar um imovel no local, a dita multa aparece pra vc pagar e regularizar o novo carne de IPTU. Não paguem meus amigos, isso é Roubo e contra lei!

    ResponderExcluir