terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Santa Catarina: um destino turístico pra quem? (cont.)

 

Gaviões

Amigos, 
 
Repasso mensagem feita ao Grupo Bobra de Campismo:
 

"Caro Renato Bini,

Gostei muito de suas colocações, principalmente porque elas nos chamam atenção para algo que talvez nos deixe esquecidos ou mesmo sem saber: Cidadania.

E cidadania não são só direitos, mas deveres a cumprir.

Nos estarrecem as notícias que chegam sobre esse fato que logo deve ser tratado, e tratado com seriedade.

Mas o trato não deve ser de um ou dois, mas da coletividade.

Gostei muito da mea culpa pois muitos de nós, por desconhecimento ou dolo, também contribuimos para uma imagem negativa do campismo.

Para cobrar ações externas melhores, acredito que precisamos começar de casa, sem agressões, violência nem críticas destrutivas, mas precisamos crer também que muitos de nós, talvez estejamos contribuindo para que as portas nos sejam fechadas.

Antes de ter coragem, também é preciso ter a humildade de aprender com quem possa nos ajudar, e quanto a isso todos podem contribuir.

Aqui quem vos fala, também ja fez muita coisa errada no campismo por puro desconhecimento, mas no pouco que aprendeu procura sempre dar mais espaço para conhecer e aprender cada vez mais.

Regras básicas existem muitas, basta apenas torná-las acessíveis aos campistas, e com coesão e fortalecimento cobrar, após nossos deveres, os direitos que muitas vezes omitimos, passando um cheque em branco a autoridades que muitas vezes, sequer frequentaram uma escola, no entanto são diplomados.

O portal CampingCar de Portugal elencou algumas "regras de ouro", que nem sempre servem em sua totalidade, mas são boas diretrizes, vale conhecer: http://www.campingcarportugal.com/

No mais, se não apoiarmos ações de reação como a sua, da Família Chugabomm, Renato e Graça, achando que isso não nos atingirá, poderemos ter uma grande surpresa em sermos as próximas vítimas.

O encontro de Santa Helena-PR vai acontecer daqui a uns 50 dias e seria uma ótima oportunidade de discutir esse e outros assuntos importantes do campismo, mas isso, caso seja conveniente, deve ser consultado com seus idealizadores.

  C. Vinicio"


Meus amigos
 
Li o e-mail do Renato Bini e lamentavelmente este já é um assunto antigo que parece voltar com força. Concordo com o Renato que precisamos nos unir e fazer alguma coisa, principalmente agora que temos meios de bastante penetração no meio como o Blog de vcs, o da Toca e outros mais lá pro norte. Acredito também que devemos envolver os fabricantes, pois em última analise é o mercado deles que esta em risco. Mercado este que foi muito favorecido com a criação dos grupos, que aliás, com exceção da Motor Trailer que tem ajudado a estes grupos, nunca teve qualquer apoio.
Abraços,

Abel (primeiro presidente do RODAMUNDO)


Olá amigos, estava de férias e acompanhei de longe os fatos de problemas com circulação de MH em algumas cidades de SC. Agora estou lendo com mais atenção e me informando dos fatos.


Vejo que as leis recentemente criadas foram com foco em ônibus de turismo (excursões), os MH e trailers entraram nesta sem o conhecimento de quem está legislando, pura ignorância, da mesma forma que ocorreu com a lei da carteira E para trailer, ou seja desinformação. Visto isso acredito que a reversão dessa situação seja menos difícil, no entanto concordo plenamente com o exposto pelo Renato Bini, as associações de MH devem estar na frente dessa batalha, porém não percebi nenhuma movimentação nesse sentido. Ações individuais são sempre bem vindas, mas não tem a força e repercussão que conjunta de uma associação formalmente legalizada. Com a palavra a Associação de Mh de Santa Catarina.

Apenas complementando a questão de Balneário Camboriú, temos também naquela cidade a sede da única revista do Brasil especializada em MH, não seria o caso da mesma movimentar a questão com uma matéria entrevistando as autoridades daquele município pedindo explicações ?

Abraços, Altair Pinto da Silva.

http://viagensfamiliasilva.blogspot.com/


Caros Graça e Renato

Em conversas no grupo de Safaristas do Brasil o nosso amigo jornalista e assessor de imprensa de transportes do Rio, uma pessoa muito bem informada, nos falou e até se colocou à disposição para fazer o seguinte:


Keila, 

Concordo com as sugestões do colega. O exame da legalidade de legislações municipais, que a pretexto de regulamentarem a circulação desbordam para a discriminação de segmento turístico (campistas e motorhomeiros) também pode ser atacada pela via da representação ao Ministério Público a quem compete o controle da legalidade, o qual pode também, em sendo o caso, ajuizar ações de inconstitucionalidade contra as normas e até assitar (TAC - termos de ajustamento de conduta.

  O problema é encontrar quem encampe essas ações, centralizando-as e coordenando-as, em especial a contratação dos tais advogados e ações pois custam dinheiro e na hora de meter a mão-no-bolso (o próprio), aí a coisa fica mais difícil.

 Coloco-me à disposição para colaborar:

   WELGER BRITO DAS NEVES.  welgern@yahoo.com.br


Um comentário:

  1. Caros amigos, ontem enviei ao MP e-mail relatando os fatos e pedindo intervenção do Ministério Público. Estou aguardando retorno.Se é que virá.
    Continuo falando que nos sentimos de mãos atadas se as associações e grupos de campismo não entrarem juntos nessa luta e sabemos bem que nesse nosso meio temos muitos advogados que podem auxiliar nos trâmites legais.
    Mas não devemos esperar, falar, esbravejar, filosofar é bom mas vamos agir.
    Se cada um enviar um relato ao MP, principalmente os amigos que sofreram na pele a tal situação nos apresentada, já é um começo. Segue o endereço para enviar:
    Procuradoria-Geral de Justiça SC
    pgj@mp.sc.gov.br

    05ª PJ de Balneário Camboriú


    Comarca: Balneário Camboriú
    Entrância Especial

    Endereço: R. das Flores, SN - Bairro dos Estados
    Prédio: Fórum de Balneário Camboriú
    CEP: 88.339-900
    Cidade: Balneário Camboriú
    E-mail: BalnearioCamboriu05PJ@mp.sc.gov.br

    Áreas de atuação:
    - Controle de Constitucionalidade
    - Defesa da Moralidade Administrativa
    - Defesa do Meio Ambiente

    Municípios de abrangência da comarca:
    - Balneário Camboriú
    Promotoria de Justiça:

    André Otávio Vieira de Mello Promotor de Justiça Titular (47) 3261-1794

    Abraços Campistas
    Keila Miers

    ResponderExcluir