quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ROUBO DE MH NA ESPANHA

 

225829_224219904372497_818493067_n

 


Vitor Gonçalves CLube Autocaravanista Saloio

“Boa noite.
Estive de férias em Espanha, em La Manga del Mar Menor, sempre em parque de campismo, pois estava com a minha esposa e os meus dois filhos pequenos, de 6 e 4 anos.
Para regressar a Portugal, decidimos dividir a viagem a meio e paramos em Madrid pernoitando noutro parque de campismo, com o objectivo de sair na manhã seguinte para visitar o Jardim Zoológico dessa cidade. Assim fizemos, após recebermos conselho do funcionário do parque para levarmos a autocaravana, pois já ficaríamos mais perto de Portugal, além de existirem muitos parques de estacionamento na zona, segundo a mesma fonte. Já em frente ao Zoo, um funcionário orientou-nos para estacionar num parque próprio para grandes veículos, a cerca de 300 metros da porta de entrada do zoo. Quem conhece o Zoo sabe que é uma zona muito movimentada, com diversas tendas de venda de doces, jornais, balões, etc. Ainda assim deixei a AC toda trancada com alarme, janelas e portas bem fechadas, nada à vista porque apendi desde pequeno a não deixar nada à vista no carro do meu Pai.
Entramos cerca das 10 horas da manhã (em Portugal) e estivemos no parque até às 18 horas Portuguesas. Ao sair pela bilheteira, olhamos para o sítio onde a nossa AC deveria estar (pois era mesmo muito perto) e verificamos que ela não estava lá. Foi um enorme choque, a primeira esperança foi que tivesse sido rebocada pela polícia por algum motivo desconhecido. Ligamos para a Polícia a participar o desaparecimento, pedimos que viessem depressa por causa dos nossos filhos. Foram momentos de muito sofrimento, os miúdos não conseguiam compreender o que estava a acontecer, principalmente o de 6 anos, pois estava muito assustado.
Ficamos ali, na rua, com a roupa do corpo… Os polícias foram chegando, um carro… depois outro e mais tarde ainda um terceiro com dois polícias à paisana que nos levaram para a esquadra, após terem a confirmação de que a AC não havia sido rebocada.
Prestamos depoimento, saímos da esquadra cerca das 23horas, sem lanchar, sem jantar, sem casacos, sem nada...
Os miúdos mantinham uma calma incompreensível, tinham o pânico reflectido no seu olhar e nós impotentes, nada podíamos fazer. Procuramos alojamento durante duas horas, a pé! Ainda assim, só conseguimos encontrar onde dormir com a ajuda de um casal espanhol que viu o nosso desespero e caminhou connosco cerca de 1 hora, só nos deixando após fazer o checK-in. Estamos-lhes eternamente gratos.
Cerca da 1 da manhã, deixei a minha esposa com os miúdos no quarto e fui á rua tentar comprar algo para lhes dar de comer.
Por sorte a minha esposa tinha o seu telemóvel na bolsa que veio a ser muito útil para contactar a assistência em viagem.
Após muita espera e sofrimento viemos para Portugal num carro alugado. Uma viagem muito difícil, com um ambiente de cortar à faca, em que os meus filhos foram os que mais sofreram, pois infelizmente naqueles momentos nós não conseguimos manter a calma que eles precisavam.
Isto sucedeu no dia 14 de Julho de 2012, passados estes 2 meses nada sabemos… Eu e a minha esposa estamos a tomar antidepressivos. Para além de termos ficado sem uma parte de nós, também nos levaram as chaves de casa, dos nossos 2 veículos, é um sofrimento constante…
A nossa AC é uma Ford Ducato Burstner de 1999 com matrícula 23-92-OC, com 2 beliches. Pode estar abandonada num sítio qualquer, se a virem, por favor, entrem em contacto com a Polícia, ou para o meu telm. 968701631.
Pelo menos que este depoimento sirva para que outros tomem medidas de protecção para que não lhes aconteça o mesmo.
Custa muito falar nisto mas temos que ser uns para os outro obrigado a todos.”

4 comentários:

  1. Companheiro o meu abraço solidário, comprendo a sua dor angustia, não tenho palavras para o exprimir mas compreendo.
    Companheiro a policia inquiriu a pessoa do parque que lhe deu a indicação para levar a ac para junto do jardim e do funcionario que o ajudou a estacionar?
    desculpe a pergunta mas estou só a tentar colocar possibilidades.
    cumprimentos e ao seu dispor
    Rui Vaz.
    PS. ja agora penso que deveria fazer a divulgação desta situação em todos os sites relacionados com o autocaravanismo pois os companheiros estarão alerta e podera ser uma ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Rui tuas ponderações são perfeitas. Além da perda a invasão à privacidade deixam qualquer um 'fora da casinha'... Se todos publicarem tenho fé de que achararão!...

    ResponderExcluir
  3. Em um país que teve a desfaçatez de tapear nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2000 simulando que seus atletas tinham deficiências para se consagrarem campeões no basquete, um rei este sim verdadeiro deficiente mental, roubar motorhomes deve ser o minímo. Compartilho a dor e torço que o seguro amenize a perda embora o desgosto do momento não tenha preço.

    ResponderExcluir
  4. É sabido que em cidades de Espanha de grande envergadura, o estacionamento de viaturas ''estrangeiras'' deve ser muito cuidada. Já acontecem situações destas há mais de 30 anos em cidades como: MADRID, BARCELONA, SEVILHA e ALGECIRAS... todos os cuidados são poucos, mesmo quando a conduzir...
    Contudo tenho visitado essas cidades, estacionando sempre em locais apropriados e seguros.
    António Resende
    www.autocaravanaspt.blogspot.com

    ResponderExcluir