segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Voltando à Estrada 4: São Borja a Pelotas

São Borja Pelotas 1

Dentro do velho propósito de não repetir estrada numa mesma viagem seguimos pela BR 287 em direção à Santa Maria (até Santiago não conhecíamos o trecho desta estrada).

Com direito a flores…

                           IMG-20131026-WA0003

DSC04459

Primeira parada prevista: rever a linda gruta que fica em Nova Esperança do Sul. Quanto mais nos aproximávamos mais a chuva engrossava… inviável ir até a gruta encarando o trecho de estrada de terra. Seguimos até o centro da cidade, estacionamos na praça na frente da Igreja e lá fizemos nosso almoço e a siesta ao som da chuva na lataria do MH.

Chegamos no final da tarde em Santa Maria já sem chuva e fomos em busca de uma galeteria recomendada em São Borja. “A cidade tem orgulho de seu prato típico, que se distingue dos outros galetos servidos na região Sul graças ao tempero, à base de sálvia, manjerona, alecrim, tomate, cebola, e pedaços de toucinho. Os frangos (…) vão ao espeto cortados em dez pedaços. O prato é servido com polenta na chapa e salada de radicce (almeirão). A receita foi criada em 1957 no restaurante Vera Cruz.” (Guia 4 Rodas, 2012, p.699). Lá fomos, conseguimos estacionar e nos cederiam a luz para pernoitarmos ali depois de jantar, é claro! Ainda era cedo pra jantarmos, nosso carro ocupou muito espaço no estacionamento e, avalia daqui, avalia dali… resolvemos seguir adiante em busca do restaurante em ‘lugar aprazível’ indicado no guia.

DSC04461

DSC04463

Assim chegamos no restaurante Val de Buia (est. Silveira Martins, km 08, (55) 3224.1043/3221.4230) na localidade de Silveira Martins polo gastronômico da Quarta Colônia (“quarto núcleo da colonização italiana no RS”) distante 28km de Santa Maria.

Ficamos sem conhecer o famoso frango e sem comparar com a forma que o Renato prepara - também com muitas ervas -, mas nos ‘tratamos’ muito bem com o cardápio italiano do restaurante: tábua de frios, sopa de agnolini, galeto, risoto, polenta, salada verde, 3 tipos de massa, sobremesa.

A estrada é linda e o local do restaurante mais ainda sem contar a simpatia dos proprietários Valnei e Néia.

DSC04466

Dormimos sem barulhos (delícia) e no outro dia fomos conhecer o centro da pequena e linda cidade.

DSC04472DSC04474DSC04475DSC04476DSC04477

Depois voltamos à Santa Maria e fomos prestar nossa singela homenagem às vítimas da tragédia da boite Kiss. In loco a gente se impressiona e se indigna mais ainda!

Próxima parada: Pelotas para conhecer ‘a melhor churrascaria do mundo’ segundo um amigo do Aguinel (médico do Renato) a Churrascaria Lobão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário