quinta-feira, 28 de maio de 2009

Acerca das Associações de RV…

 

Aniversário_do_Rodamundo_106

‘Rola’ na internet uma discussão muito interessante e profícua a partir de uma desfiliação no Rodamundo. Esperando que a situação se reverta e contribuindo com a reflexão, eis o que pensamos:

AMOR é tudo mesmo! Ele pressupõe, entre outras  coisas, o respeito pela diferença que nos permite aprender e melhorar sempre... A nossa 'verdade' não é única/universal e o acolhimento e a fraternidade passam por este respeito.

Bom senso e boa vontade para com o outro significam muito, mas nada disso resolve se a auto-estima estiver (ou for) baixa, ou seja, se precisarmos da aprovação incondicional do outro para sermos felizes.

As afinidades (panelas para alguns), embora muitas vezes afastem novos amigos (quando exclusivistas), também são interessantes porque permitem que as relações sejam mais profundas e menos descartáveis.

O que nos parece significativo é que este fato trouxe uma discussão relevante ao grupo e, com isso, estamos conhecendo o que pensam alguns companheiros e isso é muito bom (esclarece afinidades, aproxima/afasta)...

Fica evidente que um dos grandes desafios da humanidade continua entre nós: passar da teoria (do lindo discurso do amor, fraternidade, compreensão, acolhimento, etc.)  à prática, ou seja, articulá-las (por exemplo ser amável, receptivo e compreensivo sempre que nos encontrarmos) o que não é fácil porque não depende só de uma pessoa.

As ‘coisas’ deveriam ser mais pontuadas e assim evitaríamos as generalizações tão prejudiciais e, na maioria das vezes, injustas. Assim, se tem alguém no grupo que desfaz as pessoas diminuindo seu valor dependendo do equipamento que usa, ela é quem deve ser desmoralizada, identificada para que não precisemos conviver mais do que o absolutamente necessário com ela. Isso não significa dizer que todo o Grupo é discriminador e não me merece. Também não podemos almejar a unanimidade que, já disseram, é burra...

Amarras? Chegam aquelas das quais não podemos fugir nos empregos,  nas relações familiares, comercias/políticas. No lazer e no afetivo a liberdade de escolha, as afinidades, o convívio solidário que nos ajuda a crescer e a sermos mais leves e felizes, pra nós, deve prevalecer. Com este desejo participamos da fundação do Rodamundo e com ele queremos seguir participando.

Encontro Brusque

Um comentário: