domingo, 25 de julho de 2010

CAMPISMO NACIONAL

  DSC00199

Gostamos tanto do e-mail publicado na Revista MotorHome que  pedimos ao autor autorização para postá-lo aqui no blog e ele concordou. Este texto vem ao encontro do que temos falado e escrito nestes anos todos de campismo (e lá se vão 25 anos!).

Graça e Renato,
Segue abaixo a cópia do e-mail, enviado à Revista MotorHome.
Forte Abraço!
Cláudio Vinicio

Amigos,

O Campismo Nacional encontra-se em um grande dilema: dispara com uma velocidade incrível na construção de trailers e motor-homes, aumentando a cada dia o número de adeptos, mas em contrapartida constata o fechamento de campings particulares bem como campings de organização que teve um passado brilhante e que no momento não consegue gerir o brilhantismo alcançado.

Entretanto, o momento requer uma reflexão do futuro do campismo, e acho que braços cruzados e tristeza não ajudarão em nada.

Recentemente, em reunião em Campinas-SP, houve uma mobilização louvável da ABRACAMPING no sentido de dar novos rumos ao setor do campismo.

Até onde sei, entendí que houve um posicionamento de que a ABRACAMPING irá tratar dos assuntos afetos ao campismo mais relacionados a empresas e legislação ligada ao setor, como busca para melhorar as condições deste, no que diz respeito a equipamentos, normatizações relacionadas a veículos e no sentido de destravar burocracias como por exemplo, a mudança da carteira para conduzir trailers e contribuições positivas ao campismo como um todo.

Esta reunião e este posicionamento veio clarear os rumos que o campismo está tomando, bem assim, posicionar o trabalho da ABRACAMPING em relação ao setor, o qual estará dirigido mais precisamente a personalidades jurídicas ligadas a equipamentos de camping.

Não vejo melhor momento para a criação de uma Confederação, Federação, Conselho Nacional, ou o nome que se deseje dar a uma entidade voltada a atender as demandas do campista como pessoa.

Seria interessante que esta nova entidade tivesse como filiadas todas as associações e grupos de campismo existentes no país e fosse composta por um colegiado formado pelos integrantes dessas diferentes associações para que, juntos, buscassem soluções a fim de atender a demanda de nós campistas, como pessoas físicas, que tanto reclamamos da falta de campings, e outras mazelas.

Isso é autonomia, organização e dignidade para os campistas que, unidos, teriam força e representatividade para cobrar junto aos órgãos do governo, o cumprimento das diretrizes emanadas da coalizão desses representantes da classe dos campistas de todo o Brasil.

Regras unificadoras poderiam ser elaboradas e norteariam a conduta do campista que realmente deseja seguir as regras de ouro do campismo, e permitiria inclusive através de um banco de dados e identificação por cartões magnéticos a identificação de quem faz do campismo uma filosofia de vida, daqueles que fazem do campismo um poço de egoísmo e do mundo, o seu quintal particular (infelizmente a quantidade dos que reclamam, não é proporcional aos que estão dispostos a contribuir, no mínimo, em fazer individualmente a sua parte para melhorar o campismo). É pinicão aberto no meio da rua, é furto de energia, estacionamento em local impróprio, como se fosse o dono da rua e por aí vai...

Governo, organizações, empresas e políticos, só tem ouvidos para quem mostra sua força, eles não gostam de perder tempo só com um ou outro indivíduo, e uma organização dos campistas a nível nacional faria toda a diferença.

É muito diferente o tratamento de uma grande empresa, prefeitura, ou órgão regulamentador frente a um ou dois gatos pingados do que o tratamento junto a uma Federação dos Campistas do Brasil inteiro, uma FEBRACAMPING, por exemplo.

Hoje por exemplo temos AABBs (clubes do B. do Brasil), Apcefs (clubes da Caixa Econômica), Sesc, Sesi, Senai espalhados pelo Brasil todo, que em muitos lugares estão sub utilizados, carentes de receitas esgotadas com o tempo, e que poderiam mediante acordos, serem frequentados, mediante uma taxa justa, e regulamentos específicos, por campistas credenciados e cientes dos seus deveres e obrigações filiados a esta Organização Nacional que seria criada em prol do campismo.

Buscar apoio para fomentar a atividade do campismo junto ao Ministério do Turismo não pode ser feito por uma ou duas pessoas e sim por uma entidade que fosse legitimada pelos grupos e associações de todo o Brasil.

Com isso poderia-se buscar a utilização, através de parcerias, de áreas públicas ociosas junto às prefeituras para a criação de sedes desses grupos onde poderiam ser guardados e utilizados os veículos de recreação bem como fossem disponibilizados espaços para receber veículos de visitantes, desde que estes sejam cadastrados junto a esta organização Nacional e para adquirir o registro do seu cadastro através de uma espécie de carteirinha, teriam que estar cientes dos seus direitos e obrigações.

Utopia? Talvez, mas temos que pensar antes de darmos nossos passos

Fica aqui o registro e contribuição de quem sonha com um campismo melhor.

Com organização, há espaço para todo mundo, pois temos um grande país, mas com a bagunça que está aí, tá faltando espaço pra mim e pra você, e vai piorar, pois graças a Deus, a indústria de motor-homes não pára de crescer, e em breve, com a mudança da habilitação para conduzir trailers que a ABRACAMPING tanto está lutando, a indústria de trailer impulsionará ainda mais!

Com a palavra vocês, para que, com censo crítico, possam contribuir de forma construtiva neste debate.

                                                                                                            Forte abraço!

                                                                                                      Cláudio Vinicio
                                                               Coordenador do Grupo Gaviões do Planalto de Campismo
                                                                                                        Brasília-DF

2 comentários:

  1. Cláudio, o seu comentário diz tudo. Temos sim que unir nossas forças, portanto já fiz a minha parte a um tempo atraz no 0800 do Senado, não demorou 2 minutos, simples e eficaz. Acredito que o caminho é esse, não basta contar-mos com a sorte. Nesse caso só com a pressão de todos campistas.

    ResponderExcluir
  2. Cláudio, o seu comentário diz tudo. Temos sim que unir nossas forças, portanto já fiz a minha parte a um tempo atraz no 0800 do Senado, não demorou 2 minutos, simples e eficaz. Acredito que o caminho é esse, não basta contar-mos com a sorte. Nesse caso só com a pressão de todos campistas.

    ResponderExcluir