sábado, 24 de julho de 2010

Sugestão de sites e matérias

 
Enquanto, por força das circunstâncias, estamos impedidos de ‘pegar a estrada’ e pra fugir um pouco da nada romântica (na melhor das hipóteses, aventureira) experiência mais íntima com a UNIMED/SC seguimos lendo os sites relacionados à nossa paixão: motor home, motor casa ou casa rodante, como preferirem…

 Argentina2010 005

Um site com dicas imperdíveis pra quem curte tudo isso é  o do Grupo Gaviões do Asfalto (dá uma lida nas sessão ‘Rota C Oeste’ e em ‘Dicas e Toques’, só pra começar).

Outro excelente:  http://www.motorhome.wiki.br/. Abaixo um exemplo:

Entenda e participe.


Viaje por qualquer país ocidental, mesmo aqui próximo, Uruguai, Argentina e Chile. E vera muito mais atividade de campismo do que no Brasil.
Seja de barraca, trailer ou motorhome. Porque ?
Porque no Brasil, os campistas há muito tempo são perseguidos por leis e resoluções criadas pelo CONTRAN.
Que sufocam e desestimulam o campismo.
É incrível como baixamos a cabeça para tudo que o governo faz e nos prejudica.
Mesmo os outros sites de campismo, mal tocam no assunto, agem como se estivessem em um país normal.
Normal coisa nenhuma !
O Brasil é o ÚNICO PAÍS DO PLANETA TERRA, que exige CNH E, para podermos rebocar um simples trailer !
CNH E, é a TOP das CNHs, a mais demorada e cara para ser obtida,isto praticamente acabou com o mercado de trailers no Brasil !
Não satisfeito com isto o CONTRAN, ainda fez o seguinte:
(segundo muitos, isto pode ter sido feito para atender interesses de alguns fabricantes de motorhomes)
Através de resoluções que tem força de lei, tornou impossível que uma pessoa compre um chassi de ônibus ou qualquer outro veículo e transforme por conta própria ou em uma oficina comum, em motorhome(motorcasa).
Na prática hoje, somente os fabricantes de Mhs podem, e em chassis Zero quilômetro !
Isto aumenta em 6 vezes o custo inicial para se conseguir ter um motorhome.
Tornando absolutamente inviável para a maioria das famílias, juntar tanto dinheiro.
Em vários países que pesquisamos até agora, na Europa, nos E.U.A., Canadá, qualquer pessoa pode transformar um veículo em motorhome, basta ao final submeter o mesmo a uma inspeção em empresa credenciada para isto, para conferir questões gerais como peso e medidas.
E aguardem, pois vai piorar ainda mais, está entrando em vigor um novo sistema de classificação de veículos, as placas de sinalização de trânsito sobre velocidade permitida, não poderão mais identificar os veículos pelos tipos, como: Motos, Automóveis, Caminhão, etc.
Mas somente pelas 03 classificações agora permitidas, veículos leves, médios e pesados !
Para você entender melhor, uma placa atual pode ser assim "Caminhões e Ônibus velocidade máxima 60 kms" passará a ser assim "Veículos pesados, velocidade máxima 60 kms". (Alteração da Resolução 146/3)
E adivinha em qual classificação, motorcasas de QUALQUER tamanho e veículos rebocando trailers foram classificados ?
Foram classificados com VEÍCULOS PESADOS é claro, eles não iriam perder jamais a chance de fazer mais uma sacanagem conosco !
E se continuarem nesta linha é provável que no futuro próximo além das sinalizações de velocidade, a de outros tipos passem a ficar limitadas aos 3 tipos permitidos, aí motorcasas e trailers passarão a ter sérias restrições de circulação e estacionamento !
Em muitos locais, mesmo quem está em um pequeno furgão-motorhome, vai ter que rodar no máximo a 60 ou 40 Kms por hora, e não poderá estacionar nem circular onde existam restrições para veículos pesados, basta para isto ter a "maldita" palavra motorcasa no documento do veículo !
Enquanto não encontramos maneira melhor de enfrentar tamanhas dificuldades sem sentido que nós impõem , escrevam montanhas de e-mails reclamando para o e-mails deles:
Assessoria Técnica do Contran
  Dílson de Almeida Souza Telefone: (61) 2108.1811
  Email: contran@cidades.gov.br
Chefe de Gabinete
  Edson Gaspar Telefone: (61) 2108.1817/1818
  E-mail: gabinete.denatran@cidades.gov.br
Diretor do Denatran e Contran
  Alfredo Peres da Silva Telefone: (61) 2108.1817/1818
  Email: denatran@cidades.gov.br

E ainda....


Foi aprovada na Câmara dos Deputados, uma modificação na Lei que acabaria com o absurdo, de se exigir CNH E, para rebocar trailers, mas agora depende de entrar em votação e ser aprovada no Senado, a projeto de Lei é conhecido no Congresso como "PL 7127/2002"
Por favor clique no link abaixo, ele vai para uma página do Congresso que permite enviar e-mails para qualquer senador, enviei e-mails, peça para, amigos, parentes, ajudarem também !

E-mails de Senadores em exercício.
Lembrem-se ninguém no Governo, vai lembrar de nós, se nós campistas não mostramos nossa cara !
Basta de conformismo ! Sera que para nós é impossível marcar um dia de luta onde reuniriámos no Congresso !

Nenhum comentário:

Postar um comentário