domingo, 3 de abril de 2011

USHUAIA: LÁ FOMOS NÓS! Parte 13

38º dia, 29 de março – Rodamos 399 km

O YPF onde pernoitamos não tinha diesel. Pela  '>'>internet (com a nova antena) deu pra falar com Heda e Vitor no Skype, finalmente.

Chimarreamos no Camping Municipal (há uns 200 metros do posto e à beira do rio) onde há três anos a família do Neca e do Zeca passaram o Ano Novo ($ 4 por pessoa/estrangeira e $6 por equipamento). Apesar de barato aqui foi o único lugar onde se distingue o preço conforme a nacionalidade independente de ser jubilado/aposentado (o que é comum: aposentado argentino paga menos de quem está na ativa em quase tudo mas os jubilados estrangeiros não tem este benefício).

IMG_0787IMG_0788

IMG_0791_thumb10

IMG_0793_thumb7

IMG_0794_thumb3

As coisas realmente mudam: houve época em que jubilado tinha o benefício independente da nacionalidade mas, ao mesmo tempo, combustível e entradas em pontos turísticos eram mais caros só pelo fato de sermos estrangeiros.  

Seguimos até Padre Buolo onde almoçamos sob uma sombra no acostamento da ruta.

DSC03672_thumb5 DSC03667_thumb4 DSC03668_thumb6 DSC03669_thumb7DSC03670_thumb4

Após a soneca atravessamos o asfalto até o YPF do mesmo nome. Re abasteceu e depois foi uma peleia na hora de pagar: não aceitaram o cartão porque, pra eles, não era de débito mesmo mostrando a fatura do posto anterior onde, claramente, aparecia: débito.

DSC03674_thumb5DSC03675_thumb4

Mais uma vez a ignorância foi a mãe de todas as mazelas e aí não adianta discutir… Pagamos em efectivo e fomos embora. Demo-nos conta de que estávamos na mesma região (La Pampa, perto de Santa Rosa) da lenga-lenga do cartão com tarjeta na ida. Em Sta. Rosa, a mesma ladainha do cartão...

Só não foi mais irritante porque Neca achou um excelente lugar para lubrificar e engraxar o MH no maior capricho.

Dormimos na cidade de Embajador Martini (1.500 hab.), há 2 km da Ruta 35, no acostamento/estacionamento próximo ao museu. Lugar bem simpático! Durante o churrasco dois guardas vieram, amistosamente, conversar conosco e um deles visitou com admiração os dois MH. Também conhecemos Ceferino Tayella, um cidadão local muito simpático e afetivo que inaugurou recentemente seu motorhome.

DSC03680_thumb1DSC03684_thumb6DSC03682_thumb3

Ao nos ver entrando na cidade nos acompanhou e pediu se poderia voltar depois pra conversar. Ficamos até 23:00 conversando. Acabou nos regalando, no dia seguinte, com o famoso salame da região.


39º dia, 30 de março rodamos 450 km

Chimarrão na praça e depois nosso novo amigo chegou. Re foi com ele pra ver seu MH.

DSC03686_thumb4

DSC03690_thumb11

Como Ceferino indicou com ênfase, mudamos o roteiro e seguimos para Córdoba passando por San Luís. Nosso amigo diz que esta província é um exemplo da Argentina que tá dando certo, cheia de autovias, etc. San Luís é uma cidade grande e também zona franca.

Aqui nos despedimos das seis províncias da Patagônia Argentina:

DSC03732_thumb6

A paisagem já mudou. Belas plantações e muito verde por todos os lados.

IMG_0810_thumb8IMG_0811_thumb10

IMG_0807_thumb6IMG_0808_thumb4

A autoestrada é serpenteada de parrillas com mesas e bancos e esculturas modernas tudo muito colorido e em cada posto de pedágio existe wi-fi.

IMG_0816_thumb7

IMG_0817_thumb9

Também abundam os santuários do Gauchito Gil (em todas as rutas da Argentina) e da Difunta Correa (cheios de garrafas pet cujo significado ainda não descobrimos).

Assim que postamos conseguimos descobrir mas deixamos assim mesmo. Chegaram muitas contribuições e, pra complementar, lá vai a da Sandra:”

Olás Graça e Renato! Continuam com lindos visuais e paisagens!.
Mas falemos de história: a Difunta Correa chamava-se Deolinda Correa, (ano de 1835), ela saiu pelo deserto a procura de seu marido que havia sido engajado no exército. Acabou morrendo de sede. Alguns tropeiros encontraram a mulher caída e ao virarem seu corpo, descobriram que havia uma criança mamando em seu peito. Enterraram a mãe e cuidaram da criança, e alguns milagres começaram a ser atribuídos à Difunta Correa. Passou a ser protetora dos viajantes, há vários santuários pela Argentina e Chile, e as garrafas d'água são para matar sua sede. Esperamos ter ajudado... Abraços e boas estradas”. Sandra&Darlou

Dormimos no estacionamento do Beto Resto Bar junto a um posto que não vende diesel. Impressionou-nos, já na chegada, a aparência do restaurante, coisa de primeira. Pra melhorar, a propaganda: entrada + prato principal + postre (sobremesa) por $50. Re e eu fomos conferir e não nos decepcionamos: a comida muito boa e, com certeza até agora o melhor serviço que tivemos.

É um restaurante frequentado pelas pessoas da região principalmente nos finais de semana e por quem transita nestas  autopistas. A internet pegou no MH mas só pra e-mail (não deu pra falar com vídeo e voz, infelizmente).


ENDEREÇO

- Beto Resto Bar – Autopista Ruta 20 y Acceso Oeste La Loma San Luis (betorestobar@cooplatoma.com.ar).

4 comentários:

  1. Olás Graça e Renato! Continuam com lindos visuais e paisagens!.
    Mas falemos de história: a Difunta Correa chamava-se Deolinda Correa, (ano de 1835), ela saiu pelo deserto a procura de seu marido que havia sido engajado no exército. Acabou morrendo de sede. Alguns tropeiros encontraram a mulher caída e ao virarem seu corpo, descobriram que havia uma criança mamando em seu peito. Enterraram a mãe e cuidaram da criança, e alguns milagres começaram a ser atribuídos à Difunta Correa. Passou a ser protetora dos viajantes, há vários santuários pela Argentina e Chile, e as garrafas d'água são para matar sua sede. Esperamos ter ajudado... Abraços e boas estradas. Sandra&Darlou

    ResponderExcluir
  2. Olás Graça e Renato! Continuam com lindos visuais e paisagens!.
    Mas falemos de história: a Difunta Correa chamava-se Deolinda Correa, (ano de 1835), ela saiu pelo deserto a procura de seu marido que havia sido engajado no exército. Acabou morrendo de sede. Alguns tropeiros encontraram a mulher caída e ao virarem seu corpo, descobriram que havia uma criança mamando em seu peito. Enterraram a mãe e cuidaram da criança, e alguns milagres começaram a ser atribuídos à Difunta Correa. Passou a ser protetora dos viajantes, há vários santuários pela Argentina e Chile, e as garrafas d'água são para matar sua sede. Esperamos ter ajudado... Abraços e boas estradas. Sandra&Darlou

    ResponderExcluir
  3. Pô gente, tô com um gostinho de quero mais. Venho acompanhando o blog á vários dias, sempre que as minhas atividades permitem e estou sinceramente com água na boca, pois esta é uma das viagens dos meus sonhos. Também sou motorhomeiro, sou igualmente do Rancho Móvel, mas como ainda estou em atividade (sou comerciante) as grandes, e boas, viagens ainda estão só nos planos. Tenho aprendido muito com voces. Deus os proteja e aplaine os seus caminhos no retorno ao lar e não demorem muito para fazer novas postagens pois estamos aqui ansiosos por novas descrições.
    José Leotti - Cachoeirinha/RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José acreditas que só agora li o teu comentário no nosso blog. Obrigada por nos acompanhar. Recebes por email o arquivo com bons endereços no Brasil e o recém lançado da América do Sul. Se quiseres receber (graciosamente) basta nos enviar teu email solicitando, tá. boas Festas e que 2016 seja maravilhoso!

      Excluir