domingo, 3 de abril de 2011

USHUAIA–lá fomos nós! Parte 12

35º dia, 26 de março -

Acho que já estamos saturados de vento e de frio... Ontem ao deitar a sensação não era boa, talvez cansaço?!

DSC03483   DSC03478 DSC03484

Hoje amanheceu um lindo dia de sol (embora ventoso e frio). Ficamos no camping dando uma geral no MH e lavando roupas (pra tirar toda a poeira da estrada) enquanto Neca e Tere foram caminhar na linda orla (que possui '>'>'>'>'>internet wi-fi.

Após a pesquisa realizada por Neca/Tere chegamos à conclusão de que nos sairia mais barato alugar um carro do que ir de Van (agência) - até porque já temos um vasto material explicativo da região (Península Valdés).

DSC00768DSC00769

A noite Mariano veio nos buscar e entregar o carro alugado e fomos jantar no Placido (recomendação do Guia YPF/ACA em relação ao pescado). É um lugar bem frequentado e, embora não nos tenham dado muita atenção, a comida estava excelente.

DSC03647

Sabe aquela manha masculina quando não se está 24 h à disposição porque acessamos à internet e/ou fazemos tricô/crochê? (As gurias sabem do que falamos...). Resultou numa estória de se sentir (Neca) um guanaco abandonado en la ruta (igual aos que encontramos atropelados e mortos). Depois de rirmos muito o resultado são os seguintes apodos (apelidos em português): Guanaquito (Neca), Guanaco Viejo (Renato), Guanaca bico fino (Gracita). A Tere até agora foi poupada... Gracita gostou do ‘bico fino’ porque o interpretou como sinônimo de caprichosa, de gostar de comer (inclusive de cozinhar) e beber bem...

Mais um vinho de saideira no MH e cama.


36º dia, 27 de março 

Relembrando os tempos de colégio: Península é uma porção de terra que é cercada de água por todos os lados, menos por um, que se liga ao continente ou a uma outra porção de terra maior” chamada Istmo. 

Nosso dia  foi dedicado à visualização de animais na Península Valdés. A entrada custa $70  por pessoa (não importa quanto tempo/dia se ficará na região  mas se sair e quiser voltar, paga-se novamente a taxa. Isso já inviabilizaria nossa volta no outro dia de MH, se fosse o caso). Ali fica Puerto Pirámides, um pequeno e charmoso pueblito.

DSC03518

No começo do circuito, no istmo Ameghino, tem o excelente centro de visitantes onde se obtém uma visão detalhada sobre a região: fauna marinha, flora y fauna costera, flora y fauna continental, o homem de Valdés. Tem um mirante, uma lojinha, excelente banheiros e informações turísticas.

Cheios de expectativas lá fomos nós, no coche (Corsa 4 portas) alugado, encarar mais rípio em nome da natureza. Fomos avisados de que a velocidade máxima no rípio deve ser de 60 km/h pois ele está muito bom e facilmente não se percebe em que velocidade rodamos – o que é um perigo por si só e ainda mais pelos bichos soltos na reserva. E não é que os primeiros 70 km estava um tapete mesmo (neste trecho encontramos 3 patrolas trabalhando)!

DSC03729

Percorremos o circuito completo parando nos principais lugares determinados para avistar os animais de acordo com os folders:

1 – Punta Norte (79 km de rípio): lobos marinhos e orcas;

DSC03541

IMG_0753

DSC03538

2 – Caleta Valdés (47 km de rípio): elefante/lobos marinhos e pinguins;

IMG_0770

DSC03599

DSC03601

DSC03606

(Os pinguins são fiéis, ficam a vida toda juntos e se revezam no cuidado com o ninho e filhotes, sabiam?)

DSC03564

DSC03583

DSC03584

3- Punta Delgada (42 km de rípio): elefante, lobo marinho e orcas. Ali fica um Hotel de Campo e, por isso, o acesso é restrito aos hóspedes e aos que usam o restaurante.

DSC00780

DSC03631

DSC03633

DSC03639

Conseguimos visitar (inclusive o farol) porque a simpática Roxana nos permitiu pois ‘somos de Floripa e  ela vai muito à Jurerê’’. Ela quem nos informou que há dois dias tiveram sorte e, com a maré alta do final da tarde, as orcas foram avistadas  na Punta Norte…

4 – Puerto Pirámides (70km de rípio): de onde, na temporada saem barcos para avistagem de baleias.

DSC00783

DSC03651

Sabíamos que não veríamos nenhuma baleia franca austral nem o famoso barulho que fazem no Golfo Nuevo e no Golfo San José pois elas estão por ali nos meses de maio a dezembro. Contávamos com muitas toninhas, orcas, pinguins, elefantes e lobos marinhos…

DSC03730

Só esqueceram de nos avisar (e quem sabe escrever nos guias) que mesmo estando na época é preciso ter sorte para ver alguma orca e elefante marinho e que é preciso esperar a maré alta ao entardecer (e nós, cedinho estávamos lá pra aproveitar o dia)! Considerando que o circuito todo é de rípio e que cada ponto fica muito distante um do outro, cada um que tire suas conclusões.

Os relatos apaixonados que tínhamos lidos criaram uma expectativa totalmente frustrada. Primeiro porque os únicos animais marinhos que vimos te-a–tete foram alguns pinguins. Elefante marinho, orca e toninha só os da literatura! Lobo marinho, ao longe com os poderosos binóculos (na Caleta Olivia estavam ao nosso lado). No caminho alguns guanacos que atravessam num  pau a estrada, ovelhas, uns três ñandus e na Punta Norte muitos tatus peludos totalmente familiarizados com os humanos.

Chegamos em Puerto Pirámides quase às 15 hs e almoçamos no La Estación: uma delícia a comida e o atendimento (recomendamos o Lomo a la plancha, divino!).

DSC03641

DSC00781

Voltamos à Puerto Madryn e devolvemos o carro (Mariano nos deixou no camping), rascunhamos o blog e cama!


37º dia 28 de março – rodamos 504 km

Enquanto a máquina lavava mais umas roupichas aproveitamos a internet da recepção. A gentileza da Vanesa tem que ser destacada. Com ela conhecemos uma antena que amplia o alcance do wi-fi – o que nos pareceu essencial – e na saída paramos no centro da cidade para comprar uma pra nós.

Resumindo: Adoramos Puerto Madryn (capital do buceo/mergulho), Peninsula Valdés e Puerto Pirámides pela beleza natural e por seu povo que é muito receptivo/simpático e profissional. Valeu conhecer tudo isso. Só que o calendário da  temporada  de fauna publicado não correspondeu à realidade. Talvez pra quem vem direto pra cá a quantidade de animais agrade mas pra nós a novidade foi a quantidade de tatus.

IMG_0750

DSC03528

Talvez a melhor época seja a de setembro a novembro onde, de barco, se se tiver sorte (como dizem os nativos) é possível avistar baleias francas e ouvir as orcas nas baías....

Dormimos num YPF em Rio Colorado (com @).


ENDEREÇOS E COORDENADAS

- A.C.A – Campamento em Punta Cuevas/PuertoMadryn S42º46.838’ / W065º00.011’

- Centauro Rent Car Av. Roca 733 – (9120) P. Madryn (www.centaurorentacar.com.ar) 

Hotel de Campo Faro Punta Delgada – Península Valdés – Chubut – Patagonia Argentina (www. puntadelgada.com)

- Restaurante La Estación - Av. das Ballenas s/n – Puerto Pirámides, Peninsula Valdés/AR (barlaestacion95@yahoo.com.ar).

- Restaurante Placido - Av. Roca, Puerto Madryn

 

 

2 comentários:

  1. Muito bom este post mãe! As fotos estão lindas e o lugar é realmente show!!

    ResponderExcluir
  2. Este blog é uma aula de cultura!!! Estou amando, muito legal mesmo. Saudades desses tios aventureiros e maravilhosos que tenho orgulho de ter. Beijão

    ResponderExcluir