segunda-feira, 18 de junho de 2012

Costa do Cacau: Canavieiras

costa-cacau

Chegamos no final da tarde em Canavieiras e estacionamos no Posto BR da entrada da cidade. Renato já tinha acertado com um frentista o empréstimo de luz (há dois dias o gerador não funcionava) mas o dono desautorizou o frentista ficando claro que inventou argumentos pra não ceder luz. Apesar de todas as informações prestadas quanto ao consumo de energia, o proprietário não se sensibilizou. Resultado: saímos em procura de outro lugar. Menos mal que o Renato ficou pra abastecer no outro dia! 

Resultou que acabamos por descobrir um lugar muito legal, a Pousada Costa Verde, (e-mail: pousada.costaverde@bol.com.br praia da Costa – Canaveiras BA (73) 3284-1608 9995-9034) de propriedade do Sr. João.

                                        DSC07330

Ele nos recebeu amavelmente e notamos que no local tinha uma estrutura básica pra motor homes. Iríamos ficar apenas até o dia seguinte mas, face as gentilezas do João e toda a sua família, ficamos três dias. Ele cobra R$ 10,00 por pessoa mais R$ 10,00 pelo motorhome. A Pousada é separada da praia apenas pela rua. 

DSC07301

Seu João é muito bem relacionado na cidade. Renato se valeu disso e perguntou a ele se não havia um eletricista pra dar uma olhada no gerador, que há dois dias não estava virando … de pronto apareceu o profissional para o qual seu João ligou, trazido por um de seus filhos, e – o melhor – resolveu o problema (o terra estava um pouco oxidado e impedia que o gerador virasse).

Renato manteve longos papos com ele, profundo conhecedor das coisas da região … sem deixar de lembrar sua calma e tranquilidade baianas!

DSC07342

DSC07351

DSC07343

DSC02264

Canavieiras é mais uma cidade histórica que, inicialmente  habitada pelos índios pataxós, foi colonizada no início de 1700. Ali “foram plantados os primeiros cacaueiros da Bahia, na fazenda Cubículo, com sementes trazidas da floresta amazônica.”

DSC02265

DSC07304 DSC07305

É uma cidade plana e isso explica a quantidade de bicicletas. Fica numa ilha com 17 km de praia, cercada por manguezais (considerada a capital do caranguejo), com amplas calçadas e praças no centro histórico cujo  casario, próximo ao antigo porto, é lindo. Muitos já estão restaurados mas a cidade ainda carece de mais restaurações. Enfim nós a achamos acolhedora e, dizem as ‘boas línguas’ que são imperdíveis o Festival de Moquecas da Atalaia e o Torneio de Pesca do Marlin azul (entre novembro e dezembro).

DSC07306

DSC07310

DSC07314

DSC07316

DSC07317

DSC07319

DSC07321

DSC07322

DSC07326

DSC07328

DSC07335

DSC07338

DSC07346

DSC07347

Desde que chegamos ao litoral baiano o tempo alterna entre sol e aguaceiros (afinal maio e junho correspondem aos meses de chuva na região). Nada que estrague a temporada pois a chuva acontece à noite e, no máximo, às 10h o sol já brilha soberano…

DSC07339

Numa destas noites, após um aguaceiro, fomos jantar no restaurante Caravelas (pertíssimo da pousada). Bela decisão… Atendidos pela proprietária/cozinheira (Maria) tivemos uma refeição dos deuses.

DSC02269DSC02273

Cevado? (não confundir com ‘catado’ = desfiado):  “Bem se você vai pegá-lo na natureza, pelamordedeus, pegue só os machos, e fora da época de reprodução, que se dá no início da primavera.
Após a captura, coloque-os em um cercado, ou um chiqueiro, e dê bastante folhas de goiaba e limão para limpá-los completamente. A comida para cevá-los podem ser folhas tipo couve, alface, frutas”.

DSC02275DSC02276       DSC02277

Renato não resistiu à moqueca, desta vez de peixe vermelho … delícia pura!


Ilha com palmeira Faltou dizer: doeu ver a extensa e privilegiada (à beira mar) estrutura do camping CCB fechada, sem luz e sem água (embora a família do ex-funcionário ainda esteja lá mantendo o terreno limpo mas sem receber salário há dois anos).

6 comentários:

  1. Eu digo que quando coisas ruins acontecem no final elas servem de guia para uma coisa boa.
    É isto aí Graça - Acabem com os machos que eu quero ver quem vai fazer caranguejinhos.

    ResponderExcluir
  2. Mas a gente só os come depois de fecundarem as fêmeas, rs...

    ResponderExcluir
  3. Ola amigos,
    Que delicia de viagem.
    As fotos e a narrativa detalhada do blog nos fazem recordar a felicidade que sentimos quando por aí estivemos também.
    É uma pena saber que o camping CCB continua nessa situação. Em 2008, o jornal do CCB convidava as pessoas a passarem a semana santa em Canavieiras. Aceitamos a sugestão e para nossa decepção o cenário era o mesmo de hoje. Luz cortada, nada de água e guarda-camping sem receber salário. Mesmo assim, foi de uma presteza enorme, nos permitindo ficar e ligando a nossa energia numa pousada em construção ao lado.
    Beijos
    Aguardamos ansiosos o próximo post

    Fernando e Andréa
    Casalnaestrada

    ResponderExcluir
  4. Quando se quer, alternativas têm. Um pouco de prosa aqui, outro ali e disposição para procurar, acomodam inquietações. A mente desprovida de respostas prontas. Autênticos aventureiros!

    ResponderExcluir
  5. Que belo lugar Graça e Renato, é bela a Bahia... como dizem os nativos, muitas saudades de lá. Acompanho quase que diaramente o Blog. Sonho com essa vida um dia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Só hoje vimos sua postagem sobre Canavieiras. Adoramos!!
    Muito grato pela visita e pelas palavras. Quando voltarem, já sabem....
    Grande Abraço!!

    Sérgio e Maria - Caravelas Restaurante

    ResponderExcluir