sexta-feira, 15 de junho de 2012

Costa do Cacau: Ilhéus/BA

costa-cacau

“Primeira estrada realmente ecológica do país, a Estrada Parque Ilhéus descortina, ao longo de seus 70 quilômetros, praias semi-selvagens, manguezais, cachoeiras, mirantes, passarelas suspensas e túneis para garantir a travessia mais segura dos animais silvestres. A rodovia também pode ser explorada a bordo de bikes, em dois trechos de ciclovia. Diversos restaurantes instalados por ali oferecem as delícias típicas da culinária baiana”.


até Ilhéus

Quarta-feira,13 de junho, andamos 39.4 km.

De fato de Itacaré a Ilhéus a estrada está ótima e não atravessa nenhuma comunidade como no trecho ao norte na BA 001.

Há poucos quilômetros dali (Ilhéus North Hotel), assim que se atravessa um riacho, o sinal da TIM (embora fraco) já aparece como 3G+ (nem em Floripa é tão bom…) e assim fica até Olivença (depois desaparece totalmente/novamente).

DSC07293

Chegamos em Ilhéus e conseguimos estacionar na avenida beira mar bem perto do centro histórico. Imediatamente fomos até as Informações Turísticas no quiosque perto da Catedral. A atendente nos desaconselhou estacionar o MH, para pernoite, ao longo do litoral,pois o local não oferece segurança. Também fomos informados da inexistência de campings. Sugestão da mesma: posto de combustível depois de passar a ponte de acesso às praias do sul. Passamos lá, mas o gerente não se encontrava. Mas o frentista informou que seria possível pernoitar no pátio do posto, só não soube informar quanto ao fornecimento de luz.

DSC02237

DSC02236

DSC02239

DSC02240

Mapa na mão e lá fomos nós rever o centro histórico. Da Catedral fomos para o Vesúvio onde, infelizmente , não pudemos sentar  e conversar com o Jorge (Amado) pois o acesso estava bloqueado (estavam colocando uns toldo de plástico transparente).

DSC07294

No Bataclan a grata surpresa pois o que antes (e/ou última vez que aqui viemos)- e bota antes nisso - era ruína agora está restaurado… Numa visita guiada a gente fica sabendo de algumas histórias bem interessantes. Uma delas afirma que o padre rezava uma missa em latim por mais de 3 horas pra segurar as mulheres dos coronéis enquanto eles atravessavam a rua e iam curtir no Bataclan (depois eles retribuíam com ‘grossas’ contribuições para a igreja que, até hoje mantem a aparência de nova).

DSC07274

DSC07264

DSC07265

DSC07266

DSC07267

DSC07269

Diz a lenda que o homem que coloca as mãos nestas pedras (no Bataclan) vai ter saúde (imagina qual…) e a mulher, casa com homem rico ou o seu ficará rico: é claro que nós dois colocamos!!!

DSC07272

DSC02247

DSC02249

DSC02256

DSC07276  DSC07289  

DSC07282

        DSC07285 

Igreja e museu São Jorge e a casa onde Jorge Amado viveu na infância estavam fechadas…

DSC02258

Como há anos compramos muitas frutas do conde (minha fruta preferida) a um preço impensável em Floripa

DSC07329

No posto de  informações turísticas nos avisaram que o local onde estávamos bem como nas cabanas da praia (onde ficávamos no passado) não era seguro porque à noite não tem segurança, recomendando um posto nas proximidades (BA 001) e lá fomos nós com a intensão de voltar mais tarde e aproveitar a noite na cidade.

A informação no posto de informações estava correta: os campings anunciados na '>'>internet estavam desativados e, assim fomos tocando em frente. Quando vimos já estávamos em Olivença. Ali no Balneário Tororomba, há anos, Hedinha e Vitor chamaram a atenção pois eram os dois únicos dois loiros em meio aos baianos (Gracita era tão baiana quanto e Renato estava bem bronzeado). Tentaremos resgatar em casa as fotos da época…

Achamos que era feriado em Olivença e em Una pois quase todo o comércio estava fechado.

No posto indicado o gerente não estava e não sabiam quando ele chegaria e se permitiria estacionar e com luz (o gerador apresentou um problema)… e seguimos adiante. Assim chegamos em Canavieiras (tema do próximo post).


Polegar para cima Nas quarta-feiras (a partir das 20h30), no Bataclan, tem o espetáculo “Histórias de Cabaré nos Tempos dos Coronéis” com opção de jantar e translado por R$70,00 p/p. 

2 comentários:

  1. Oi Graça, porque não pararam no camping Sitio Itaparica em Olivença? estava fechado tambem? Vcs passaram na frente saindo de Olivença para Canasvieiras...

    ResponderExcluir
  2. Graça, não conheço Itacaré. Já tinha vontade de conhecer... com seu post, me animou ainda mais! Adorei o cafézinho passado na hora! Um charme!!! Grande abraço e ótima viagem!!!

    ResponderExcluir