segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Voltando à Estrada 3: São Borja/RS

Cerro Largo São Borja 1

Resolvemos ir em direção à São Borja por seu significado histórico e também porque tampouco  conhecíamos o pequeno trecho da BR 285 até lá (apenas entre Roque Gonzáles, a estrada estadual, tem trechos ruins mas imaginávamos bem pior pelas informações que nos passaram).

“São Borja está localizada no oeste do Rio Grande do Sul, entre as regiões do Pampa e das Missões e na fronteira com a Argentina. (…) Fundada em 1682, foi o Primeiro dos Sete Povos das Missões (…) você encontra os mais autênticos usos e costumes do gaúcho…” (Folder oficial).

A intuição nos levou ao cais do porto no rio Uruguai, local de lazer e da gastronomia típica da cidade.

   20131024_16551720131024_170304

Dali fomos no Cemitério Jardim da Paz visitar os mausoléus de Getúlio, Jango e Brizola. A atenção do funcionário já nos agradou de cara…

Getúlio não está mais no cemitério mas num mausoléu na praça XV de Novembro. Brizola e Jango estão no jazigo da família Goulart. Este último deverá ser exumado agora em novembro pra sabermos se foi, ou não, assassinado. Este fato agita e suscita altas discussão na cidade e as vagas de hotel estão todas reservadas para a data prevista para a exumação: dia 13 de novembro.

20131024_172037     DSC04443

Antes que anoitecesse fomos procurar um lugar para pernoite. Estacionamos perto da praça e fomos conhecer o mausoléu, projetado por Oscar Niemayer,  do Getúlio Vargas (que expõe a sua Carta Testamento).

DSC04438      DSC04439

DSC04506

Foto de 1970 demonstra o ‘estilo Brasília’ da praça com a prefeitura (que tem rampa de acesso) e a Igreja Matriz (reformada em 1960 substiruindo o antigo estilo jesuítico).

20131025_105911 DSC04455

DSC04453

Na volta Re quis um cappuccino e entramos numa pequena e charmosa cafeteria. Ali perguntei a um senhor onde poderíamos estacionar o MH. Ele se identificou como vereador (Marchezan) e já apresentou o prefeito (Farelo Almeida) que também estava ali. Com a maior simpatia e sem a menor afetação, característica da maioria das autoridades neste país, nos encaminharam até a praça onde ficamos em frente da prefeitura, com luz e segurança (mas quem preferir tem estacionamento a uma quadra que comporta MH).

Quando falamos do blog providenciaram, para o dia seguinte bem cedo, uma conversa com um dos diretores da Secretaria de Turismo (Rodrigo) e ao falarmos das Associações e dos Encontros realizados  mostraram-se interessadíssimos em sediar um na ampla área de realização de Eventos (situado na entrada da cidade) pleito que encaminharemos para diretoria do Rancho Móvel.

DSC04444

Pimpim, de uma simpatia e disponibilidade ímpares e sua filha Bárbara junto com o vereador Marchesan  fizeram questão de conhecer o motorhome. Além do encantamento, a oportunidade serviu para um papo gostoso e repleto de informações interessantes sobre a cidade e região. Muito obrigado a ambos.

Às 7:30 do outro dia, Rodrigo (rodrigogoulart@saoborja.rs.gov.br 55 3430-2953) já estava conosco no motorhome com materiais impressos para ajudar na nossa visita e postagem da cidade.

DSC04449     20131025_103236

DSC04441 DSC04442

Visitamos o Memorial Casa João Goulart (casa do Jango), hoje um museu conservadíssimo, disfrutando de música ao vivo tocada no piano preservado (projeto música no museu). Cada cômodo é dedicado a um tema da vida do estadista mas indica a sua utilização original. O quarto das ‘meninas’ tinha comunicação direta com o dos pais e o dos meninos… com a rua, é claro (sem comentários)!

DSC04448

Onde era a garagem e a ala dos empregados da família Goulart adaptaram um simpático anexo onde hoje funciona a Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos. Leocádia, a secretária, e o Rodrigo empolgados nos relatavam sobre os eventos do município dos quais destacamos o Concurso Regional de Músicas para o Carnaval Apparíco Silva Rillo (já realizado em 46 edições) e o Natal Missioneiro.

No outro dia Pimpim nos levou em seu carro até Santo Tomé/AR onde, com um “imenso sacrifício”, aumentamos o estoque de vinhos, kkk.

5 comentários:

  1. Graça, o seu relato me reporta ao passado e parece que eu vivo a história do Brasil, três grande heróis que cresci lendo sobre eles e conhecer a cidade onde nasceram sempre foi um sonho, estamos muito perto de realizar.

    Edineuza e Rubens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que já realizaste este sonho o que achaste? Legal, né? Beijão e boa estrada.

      Excluir
  2. Muitos viajam por esse mundo para" conhecer e viver" .Alguns, porem, para querer "aparecer". Como diz o xucro"tao se achando "

    ResponderExcluir
  3. Gostei do relato. Abraços. Solange e Euclides.

    ResponderExcluir