segunda-feira, 9 de março de 2009

ARGENTINA

Roteiro percorrido


O noroeste da Argentina, que ainda não conhecíamos, tem semelhanças (clima, população, costumes, música/folclore, artesanato) com o norte do Chile e o sul Peru. Ali se percebe esta identificação muito mais do que uma tipicamente argentina e, muito menos, portenha.
Embora ainda funcione como um corredor para os turistas a caminho de Machupichu (como alguns afirmam) percebe-se um substancial investimento na qualidade e na diferenciação de seu turismo. Com isso atraem, cada vez mais o turista cansado das urbes, principalmente os adeptos dos 4 x 4 - os fora da estrada.

A região dos lagos continua linda, mas suas estradas nem tanto. Sair de Bariloche em direção a Buenos Aires, em determinados trechos, foi um suplício!

A estrutura de camping talvez seja a melhor dentre os cinco países, mas o apoio nos postos de combustíveis não se comparam (sempre considerando as estradas que são corredores turísticos ou de escoamento da produção) aos COPEC chilenos nem aos GRAAL do Brasil, por exemplo. Até os YPF (que possuem um excelente guia das estradas do país), quase sempre sinônimos de qualidade, em muitos lugares, continuam sem piso (não são calçados) trazendo areia ou barro para nossos carros num simples processo de abastecimento.

Também se destacam na acessibilidade de dados na internet: são muitos os sites sobre campings e congêneres. Mas, como aqui no BR, deve-se considerar qual a temporada em que se realiza a viagem: fora da alta, muita coisa não funciona...

Quanto a província de Entre Rios e sua valorosa policia caminera acatamos e divulgamos a sugestão do João Leopold: "(...) pela inevitabilidade (...) ela já pode ser transformada em ponto turístico: vá para a Argentina e viva esta emoção!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário