quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Trópico de Capricórnio, Tilcara AR

Na volta paramos em Huacalera no marco do Trópico de Capricórnio. “En este sitio los rayos del sol caen en forma perpendicular cada 21 de diciembre, día del solsticio de verano cuando el astro rey alcanza la latitud del trópico de Capricornio en 23º 27’ Sur”. Ali, no inverno, (21 de junho), celebram o Inti Raymi (festa do sol) uma tradição aymará “en el momento que comienza el solsticio de invierno, para recibir el nuevo ciclo agricola”.
Fomos para o camping El Jardin ($4 para o MH + $8 por pessoa= $20 a diária) em Tilcara: Complexo Turistico (hotel, cabañas, autocamping, albergue para delegaciones). Um bom lugar pra repor energias e onde aproveitamos para fazer uma faxina geral no MH.
Como deu problema com os programas do GPS (ao baixarmos o mapa do Peru, trancou tudo) ficamos mais um dia pra resolver isso, aproveitando para atualizar blog, e-mail, etc.

Tilcara é a capital arqueológica de Jujuy, tem 5.640 habitantes e fica a 2.476 m. de altitude. Entre 11 e 16 h fica mais quente do que no verão (segundo Moisés o administrador do camping) e ao amanhecer esfria muito. É uma cidade limpa, apesar do pó, agradável e, como as demais, cheia de turistas, principalmente europeus.


Até agora só vimos um MH (Iveco) de Rio Grande (RS) no camping em Salta. Não conversamos porque chegaram à noite e saíram cedo no outro dia.

Com certeza tivemos estes entraves no computador porque precisávamos conhecer melhor uma pessoa especial: o Raul Oromi. Oficialmente ele é licenciado em História e técnico em rede de computador. Mas o que vimos e sentimos das 20 h até 1 da madrugada (o tempo que se levou pra ajeitar tudo) foi muito mais do que isso: competente, tenaz, humanista, conhecedor em detalhes da história recente dos nossos países, apreciador de MPB. Enfim, foi uma noite agradabilíssima. Como ele não aceitou de jeito algum que pagássemos pelo trabalho, deixamos uma cachaça Wruck de Luis Alves e lhe enviaremos assim que voltarmos ao BR o livro de Sergio Buarque de Hollanda que tanto lhe interessa.

2 comentários:

  1. Agora que aprendi a ler o blog o prazer é muito maior, Renato e Graça a maneira que vocês descrevem e mais as fotos está sensacional. Quando nós fizermos novamente esta viagem usarei este relato como guia!

    Acredito que o próximo relato será o Jama então vamos lá.

    ResponderExcluir
  2. Eu comentei em 2008 e depois disto já estive lá algumas vezes.
    Gosto muito de Tilcara e também fico no El Jardim, mas a maneira que vocês a fotografaram foi como eu nunca tivesse ido.
    Chamou a atenção o título, rotineiramente passo pelo Trópico de Capricórnio na rodovia dos Bandeirantes já que a uso para entrar e sair de São Paulo após o rodoanel.
    Tilcara é um ponto fundamental de parada para descanso antes de atravessar o Paso de Jama.

    ResponderExcluir