quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Quebrada de Humahuaca: Tilcara, Huma e Purmamarca (AR)

Desde 2002 toda a Quebrada foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Domingo, 24 de agosto. Acordamos com uma MSN do Vitor com letra de MPB, numa manhã muito fria, com certeza abaixo de 0º.

Fomos para Humahuaca, (huma= tesouro; dacha= cabeça, enfim, cabeça de ídolo porque ali existia um oráculo onde realizavam cerimônias), uma das cidades mais importantes da Quebrada do mesmo nome com casas de adobe e ruas de pedras. Considerada por muitos como a cidade mais autêntica em termos de conservação da tradição e cultura indígena.

Como chegamos cedo (estacionamos na rodoviária) pudemos acompanhar a montagem das diversas feiras. O centro é tomado delas (e as crianças são invasivas querendo cantar, declamar ou pedindo um troco).

Como a altitude já nos pegou, passeamos devagarito: subimos até o Campanário (o que restou da Torre de Santa Bárbara) onde encontramos lindos exemplares de cardones (cactos), infelizmente em extinção!

Ao lado, o Monumento a los heroes de la independencia cuja figura central é o cacique Veltipoco (da tribo dos Omaguacas). Nas laterais, los gauchos norteños (gaúchos de Guemes) e, no centro, os Omaguacas. É tudo em bronze e pesa 6 toneladas. (Escultor: Ernesto Soto Avedaño).



Nenhum comentário:

Postar um comentário