sexta-feira, 2 de março de 2012

CARAVANISMO NO BRASIL (reflexão)

 

Velha pauta do Érico, cada vez que nos defrontamos com as arbitrariedades como as de Itapema e de Balneário Camboriu, já está ‘passando'da hora’ de nos espelharmos no setor naútico.

“Ola Pessoal, abaixo, o que os Grupos, fabricantes, campings têm que fazer: se organizar mais para que o poder publico não proíba… veja o caso do pessoal dos Barcos, através da associação se organizam antes que seja proibido.
’Digo que está na hora de nos organizarmos através de uma federação com todos Grupos, Fabricantes, campings, etc. antes que o mal cresça mais.’"

Erico aventura e viagen = http://www.ericoneves.blogspot.com
 

Iniciativa:

Começa hoje uma nova era para o setor náutico em Santa Catarina

http://www.nautica.com.br/noticias/viewnews.php
"Legalização de marinas é tema de encontro em Santa Catarina”

Objetivo é fazer do litoral um cenário de lazer e geração de empregos e renda
Da Palavra com Comunicação
A Associação Catarinense de Marinas (Acatmar) reúne, na próxima segunda-feira, dia 6, representantes de mais de 15 marinas do litoral catarinense buscando uma união inédita do setor no estado. O encontro será na Marina Píer 33, em Biguaçu, com o objetivo de formar um grupo coeso, ligado ao projeto Marina Legal, para reivindicar junto aos órgãos ambientais as licenças necessárias para a liberação destes espaços junto ao poder público, geralmente emperrada justamente por falta de um objetivo comum.
Unidos a profissionais do Instituto Ambiens, engenheiros, arquitetos e advogados, os representantes querem reunir todos os requisitos necessários para legalizar as marinas na costa catarinense. "Não adianta ficarmos somente reclamando. Temos que lutar pela profissionalização se quisermos aproveitar nosso litoral, gerando emprego e renda para um espaço ocioso, ao contrário de outros estados e países que realmente vêem no mar uma oportunidade para lazer e investimentos", afirma Mané Ferrari, presidente da Associação Catarinense de Marinas (Acatmar), entidade que reúne os representantes.
Reunião de representantes de marinas catarinenses
Data: 6 de junho de 2011
Local: Marina Píer 33, em Biguaçu, Santa Catarina
Horário: 14h"

Como foi noticiado no site da Revista Náutica (vide acima), realizou-se na data de hoje, na Marina Píer 33, em Biguaçú, Grande Florianópolis/SC, a reunião entre as associadas da ACATMAR que efetivamente pôs em marcha o projeto "Marina Legal", que visa a regularização das marinas catarinenses tanto no aspecto legal quanto no aspecto ambiental.
Entendemos ser, este, um passo importantíssimo na qualificação do setor, visando o crescimento quantitativo e qualitativo do turismo náutico no belo litoral catarinense, já vislumbrando uma maior visibilidade internacional em decorrência, entre outros, de eventos do calibre da Volvo Ocean Race, que em abril de 2012 terá uma de suas 9 paradas ao redor do mundo em Itajaí.
A inserção do litoral catarinense no roteiro de regatas e cruzeiros internacionais deve ser uma das metas a serem perseguidas não só pelo setor náutico como também pelo setor turístico do Estado.
E neste contexto, mais do que apenas o licenciamento ambiental, obrigação de qualquer empreendimento que impacte o ambiente, a certificação ambiental das marinas por programas internacionais como o Bandeira Azul http://www.blueflag.org/ pode trazer grandes ganhos para o setor, como a maior atratividade a turistas e barcos estrangeiros que busquem visitar locais cujo padrão ambiental seja mundialmente reconhecido.
Foi exatamente com esta visão que nos fizemos presentes à reunião, pois em parceria com a Costau Desenvolvimento estamos oferecendo consultoria e treinamento na obtenção e manutenção da certificação Bandeira Azul.
E como praticante de esportes náuticos tenho que aplaudir e incentivar iniciativas como esta, que visam difundir e qualificar a náutica.