Realizado de 04 à 08 de novembro de 2009 no Parque da Expogramado em Gramado/RS.
“Fundada pelos portugueses, depois colonizada pelos imigrantes alemães e italianos, Gramado é atualmente o grande pólo turístico do Rio Grande do Sul junto com a sua irmã Canela. Situada no limite entre as regiões de colonização alemã e italiana, a cidade fica apenas a cerca de 115 quilômetros de Porto Alegre, percorridos tranqüilamente em menos de 2 horas de carro por estradas com excelentes condições de trafégo. Só que com dois pedágios pela frente.
Dois são os caminhos que levam à cidade.
Caminho 1 (aquele que eu acho mais bonito):
RS-116 – de Porto Alegre até Nova Petrópolis (passando por São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti e Picada Café);
RS-235 – de Nova Petrópolis até Gramado.
Caminho 2 (o preferido pela maioria):
RS-116 – de Porto Alegre até Novo Hamburgo (passando por Canoas, Esteio e São Leopoldo);
RS-239 – de Novo Hamburgo até Taquara (passando por Campo Bom, Sapiranga e Parobé);
RS-115 – de Taquara até Gramado (passando por Igrejinha e Três Coroas).
O meu favorito é caminho 1 pela BR-116 até Nova Petrópolis, pois a partir de Novo Hamburgo (50km ao norte de Porto Alegre) começamos a subir a serra.
O segundo caminho (via Taquara) é o favorito da maioria dos motoristas por passar por vales, evitando longos trechos de subidas e descidas. A subida da serra por este caminho é mais tranqüila e acontece a poucos minutos de se chegar a Gramado.”
Estas três fotos foram tiradas minutos antes de uma torrencial chuva que complicou os almoços sob toldos mas não embotou a alegria do reencontro…
Nos últimos dois anos e meio apenas participamos do encontro em Santa Helena, na última Páscoa. Nossas viagens e outros compromissos afetivos/familiares respondem por esta incompatibilidade de calendário.
Elas ñ esqueceram meu niver…
Daí que estávamos ansiosos pra reencontrar amigos e companheiros destes 25 anos de RV. Talvez por isso, os percalços deste encontro, pra nós, não tiveram a dimensão negativa que teve para alguns…
Assim, os problemas com a luz (no local, principalmente com o gerador que ficava desligado num determinado tempo, num calor diurno sufocante) e na cidade como um todo
(atrasando o iníco do baile no segundo dia quando muitos já haviam se retirado) incomodou mas não embotou o que, pra nós, foi o melhor: o prazer do reencontro e a alegria!
Foi um ‘encontro plenamente democrático’ se considerarmos a liberdade de expressão reinante: até panelaço teve...
Gramado por si só já é um atrativo e a localização do evento era excelente: perto do centro, de supermercado e afins. Acrescente-se a isso uma feira de produtos ligados ao setor, a comemoração do aniversário desta que é a maior e mais antiga associação de caravanismo do BR.
Quanto à feira, além dos equipamentos, destacamos a presença dos proprietários das fábricas aumentando a esperança de termos, um dia, uma mega feira a exemplo de outros países (ou alguém imagina que elas começaram grandiosamente?!). E, talvez, pela relevância turística de Gramado, entre outras coisas, seja ali o local ideal...
A eterna rivalidade entre os gaúchos….
O ar condicionado segundo os locais….
Uma das muitas cantorias (esta foi das 11 até 17 hs)… Bom demais!
Betoneira pra uma caipirinha básica …
Tudo ali era delicioso…. Quer contatar? Então, lá vai: LOIVA HÖRLLE, agroindústria familiar queijos e doces lhorlle.agroind@gmail.com
“Térmica” elétrica, com dispositivo de regulagem da temperatura para a água do chimarrão não ultrapassar o ponto ideal… e “erva” mate especial…
Eles sabem preparar um bom mate…
Os talheres DI SOLLE surprenderam nos modelos com apoio (que não sujam a toalha e dispensam os apoiadores avulsos) e
nos talheres específicos para portadores de deficiência visual… Maravilha!
De boa vontade daria um grande salto até essas paragens na minha "casinha", mas o salto teria de ser muito grande , não é mesmo?
ResponderExcluirE a betoneira pode ser adaptada por aqui? Não me acusam de copiar ideias?
Mãe, qto MH!
ResponderExcluirAdorei a bitoneira da caipirinha.
Tbm quero dizer que estou morrendo de saudade de Gramado.
O chimarrão diferente (dos vídeos do orkut) é impressionante e lindooo!
Agora, o que são esses talheres? Muito caros?
Eu AMEI! ADORO essas idéias "simples" e super úteis. Admiro mto as pessoas que têm visão para o nosso cotidiano.
Parabéns!
Um post cheio de informações e novidades!
TE AMO!
onde consigo comprar uma betoneira para caipirinha
ResponderExcluirOnde consigo comprar a betoneira p caipirinha?
ResponderExcluir