terça-feira, 30 de março de 2010

CAMPISMO BRASILEIRO: novidades…

“----- Original Message -----
From: Alexandre Tarcitano
To: Jão O Bão ; keilamiers
Sent: Tuesday, March 23, 2010 11:22 PM
Subject: [Amigos do Jão o Bão] Encontro da Abracamping

Pessoal, a exemplo de outros companheiros, também estive presente no encontro da Abracamping realizado nos dias 19, 20 e 21 de março em Campinas. Já temos vários e-mails das pessoas que compareceram representando seus grupos mas vou colocar também a minha percepção do encontro.

A apresentação do encontro foi feita pelo Luiz Edgar Tostes sobre os objetivos do encontro e tivemos de brinde um exemplar da revista Motorhome deste mês, cortesia do amigo Sérgio,o qual pude finalmente conhecer.
A seguir, a representante do Ministério do Turismo, sra. Carolina Vieira  que discorreu sobre o interesse desse órgão do governo federal no campismo e caravanismo já que poderão ser importantes como acomodação de turistas na Copa do Mundo e Jogos Olimpicos em 2014 e 2016.
Existem várias colocações sobre o assunto já que o Acampamento Turistico não é mais considerado só como meio de hospedagem, tornando-se um prestador de serviço turistico autônomo e para tal deve fazer cadastro junto ao ministério.
O Ministperio do Turismo pretende desenvolver atividades par aimpulsionar o setor com a elaboração de matrizes para cadastro especifico dos acampamentos turisticos, relacionar serviços oferecidos, informações sobre as instalações e equipamentos. Também estão trabalhando em programas de qualificação de profissionais ligados ao setor.
Mas para isso ocorrer, é preciso que os proprietários de campings e afins que desejarem realmente evoluir façam o cadastro junto ao ministério pois eles só tem 25 campings cadastrados, o que é um nùmero insignificante para ter alguma representação  que possa motivar alguma ajuda por parte do Ministério do Turismo.
O projeto é ambicioso e com abrangencia não só para os eventos da Copa e Olimpiadas mas para incluir o Brasil no roteiro internacional nessa modalidade de hospedagem.

Na sequencia, tivemos o sr. João Cládio Bourg, presidente da ABLA - Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis falando sobre análise do mercado de locação e a oportunidade de havel locação de motorhomes no país.

Tivemos a presença do sr. Francisco Petrine, representante do SIMEFRE/Fiesp junto aos órgãos públicos sobre a evolução do projeto da carteira E, fabricação de trailers e sugestão de proposta para financiamento de motorhomes, suporte para transportar moto entre outros.

Uma palestra muito proveitosa foi feita pelo sr. Dival Schimidt Filho do SEBRAE, com grande experiencia no desenvolvimento e gerenciamento de pequenas empresas e se colocou à disposição para ajudar nos projetos relacionados à gestão de negócios relacionados ao campismo.

No final das apresentações do dia 20 ainda tivemos a presença do representante da Caixa Econômica Federal falando sobre os vários financiamentos oferecidos pela CEF para empresas.

No dia 21, o representante da ABETA Associação Brasileira de Empreas de Turismo de Aventura fez uma palestra explicando o sucesso desse empreendimento e como o Brasil foi inserido no circuito internacional de ecoturismo baseado no esforço e união dos empresários do setor, que hoje contam com uma estrutura fortíssima e incentivos para manter a representatividade junto aos governos de todas as esferas. O próprio sr. João Fernandes Franco é proprietário de dois empreendimentos na cidade de Socorro- o Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos, com hospedagem , ecoturismo e esportes radicais.

Face à importancia do campismo e caravanismo e a crise que persiste no setor há vários anos, o sr. Luiz Matheus da Motortrailer e um dos fundadores da Abracamping  propôs uma profissionalização da entidade  com a definição de uma diretoria mais participativa de todos os empresários presentes para ganhar força e representatividade visando começar uma nova era no campismo no Brasil.

Achei a atitude muito positiva a união dos segmentos do campismo como fabricantes de equipamentos, proprietários de campings e até mesmo o editor da revista Motorhome se unirem no esforço.
Por outro lado, apesar de não poder participar da Abracamping por serem consumidores, os representantes dos grupos de caravanismo presentes, os Amigos do Rio (Humberto Brandão), TOCA-ES(Benil), Estradeiros (Thiago), Pé na Estrada(Tico) e Grupo Bobra ( Cássio) decidiram formar uma confederação de grupos de campismo com interatividade de informações e eventos visando uma união maior nacional e apoio  à Abracamping.

Um abraço

Alexandre Tarcitano”

Um comentário:

  1. Olá, Graça e Renato. Espero que o campismo tome um impulso aqui no Brasil. Estive recentemente no litoral fluminense para passar as férias e terminei desistindo de acampar. De modo geral encontramos alguns locais adequados, mas os preços, se comparados com as promoções das pousadas, desestimularam. Em outros casos encontramos campings sem condições, ou os guias turísticos não nos aconselhavam ou na Secretaria de Turismo nem sabiam informar das opções locais. Vamos ver se esses eventos que o Brasil vai receber estimulam este setor que é tão valorizado em outros países. Abraço.

    ResponderExcluir