De 24 de abril a 02 de maio participamos do X ENCONTRO SUL-AMERICANO DE CARAVANISMO em Termas del Arapey/Uruguai.
Chegamos no dia 21 de abril e já haviam muitos MH no local. Amigos que ‘desceram’ de Santa Helena (Páscoa) direto pra lá e muitos gaúchos vindos do encontro em Farroupilha, já lotavam algumas ‘ruas’ do camping. Assim que, cada vez mais, é difícil determinar quando começa/termina um Encontro de Caravanistas.
No total, no dia em que começou oficialmente o Encontro, contamos 115 equipamentos.
Diríamos que foi um encontro light, pois a maior parte do tempo a agenda é livre. Isso é muito bom pra curtimos o essencial deste lugar: as piscinas termais, umas partidas de tênis, a natureza e o contato com velhos e novos amigos.
Nossa estratégia se mostrou profícua: como estávamos viajando sozinhos decidimos ficar onde a organização nos indicasse sem a preocupação de procurar por conhecidos. Abertos ao novo, tudo de bom aconteceu.
Participamos de um grupo da melhor qualidade: Nilson e Bete, Washington e Sonia, Raul e Nyka, Jair e Neura, João Carlos, Lorena e Ivone.
Desde a roda de chimarrão matinal lagarteando ao sol até os ‘coletivos/rachides’ feitos com esmero na cozinha industrial do Raul, só curtimos o nascimento de boas amizades.
Ali percebemos o alcance de um blog como o nosso quando o Nilson, praticamente, sabia tudo sobre nossas andanças (e a gente já vai se sentindo amigo íntimo, o que é muito bom). Washington (nome de um uruguaio maravilhoso) nos fez rir muito, além de ensinar pratos típicos de seu país.
Com tempo livre na agenda foi possível a realização de um show com nosso Julio Iglesias caravanista, o Raul Peress, que acompanhado por sua fiel escudeira, Nyka, nos brindou com momentos de boa música e pura emoção. O salão ficou pequeno...
Como nas edições anteriores, teve ônibus que levou os interessados para Salto/UY e Concórdia/AR. Não fomos porque recém passamos por todos estes lugares. Quem foi, relatou muita demora na aduana…
Também teve a tradicional festa de aniversário da Gilca, só para as ‘lulus’, onde nem o marido pode se infiltrar...
Na verdade, oficialmente, o encontro começou no almoço do dia 29 com a tradicional carneirada no Bosque Central: a metodologia de assar e de servir foi outro sucesso do evento, pois ninguém esperou em filas e todos comeram a carne bem quente, o que é fundamental em se tratando de carneiro, não é mesmo? E não dá pra deixar de destacar a excelente caipira preparada pelo Gilberto e equipe numa betoneira mirim, toda cromada. Parabéns! Estava MARAVILHOSO!
Na noite do dia 30 o jantar/baile também foi impecável. Nesta noite, “con Nestor Diaz representando al Ranchomovil Club de La Plata, representantes del Ranchomovil Club de Brasil y Uruguay se dio comienzo a la formación del Ranchomovil Club Sudamericano, al mismo podran asociarse todos los Club de Ranchomovil QUE TENGAN PERSONERIA JURIDICA y es sin fines de lucro. En Setiembre del 2010 con fecha a designar y en Colonia Uruguay nuevamente se reunirá la comisión Sudamericana para ultimar detalles y agregar nuevas entidades en caso que lo soliciten”.
Dica: Quem efetivamente se inscreve na programação oficial do encontro (carneirada e jantar/baile) tem 50% de desconto pelo período do mesmo. Como o local do jantar/baile não é muito grande, as vagas são concorridas. Assim, sugerimos que a adesão seja feita o mais cedo possível.
Além disso, pelo menos nesta edição, no dia 1º já não tinha nenhuma atividade programada e quem chegou na sexta (dia 30) pensando em participar do jantar/baile (que já não tinha mais vaga) e de outras atividades coletivas até o dia 2 (fim de semana), se frustrou pois com o baile finda a programação. É bom ficar alerta para o próximo ano!
Hasta Luego
Senti pelas vossas e fotos como foi bom o vosso encontro. É bonito como tão distantes podemos partilhar das vossas experiências. Tudo de bom para vós e bons passeios.
ResponderExcluir