Dia 20 de junho, por iniciativa do Raul, fretamos uma Van (R$ 30,00 p/p) e fomos em direção a Praia do Espelho (considerada uma das dez mais lindas do Brasil) e Troncoso (que já conhecíamos).
Embora com um ‘pé atrás’, digamos assim, com este tipo de programa (excursão) pois são muitos os relatos de pessoas que, sem ‘senso coletivo’ desenvolvido, acabam comprometendo o passeio. Neste caso, fomos com o coração aberto em relação ao grupo, o que se mostrou acertado, pois nada embotou o ‘espírito de Grupo’.
“Clima” descontraído em todo o trajeto garantiu boas risadas e brincadeiras … (foram 120 km na ida e no total, 203, a maioria em estrada de chão).
A Praia do Espelho é considerada, em algumas publicações especializadas, como a melhor praia do Brasil. Formada por um conjunto de enseadas mornas e transparentes que, na maré baixa, nos deslumbra com piscinas naturais de uma cor quase indescritível.
O acesso, infelizmente, deixa a desejar – sem asfalto e muito esburacado. Paciência é requisito necessário pra encarar a estrada, mas vale a pena!
É uma praia ‘alto padrão’ … portanto quem não quiser gastar muito com comida e bebida deve assumir o farofeiro que habita em todos nós e levar seu farnel. O estacionamento (nesta época) cobra R$ 10,00 por dia, bom né?
Sugerimos curtir o banho de mar nas imediações dos restaurantes próximos ao estacionamento. O fundo está livre de pedras ponteagudas, que se observam em outras partes da praia.
Troncoso mantém seu charme a cada ano que passa embora dizem que o melhor dali acontece depois das 17 horas…
É uma vila com lindas praias, falésias, coqueiral e seu 'famoso ‘quadrado’ que é um retângulo, um dos maiores sítios históricos da região. Chama a atenção os artefatos em madeira.
Na aparente simplicidade local ‘esconde-se’ uma gastronomia de alto nível, hospedagens luxuosas e lojas das grifes mais cobiçadas do mundo (pra quem valoriza isso é o paraíso… mesmo!).
Uma pousada nos chamou a atenção e nos encantou: El Gordo na Praça São João 7 (Quadrado)
Muito bom... e com certeza a minha saudade de Trancoso é grande. Bela região com ótimos moradores que são muito ocolhedores e educados. Lembrando Sr. Graça que ser farofeito sempre tem suas vantagens, tb jogo nesse time.
ResponderExcluirSe não for assim faltará combustível para o MH... Abraços
ResponderExcluirLindas praias! Devem ter sido uns momentos bem passados! Continuação de bons passeios!
ResponderExcluirPorto Seguro já foi o quintal da minha casa, passei longos períodos aí ficando em Hotel, não conhecia motor-home. Era um belo lugarejo e seus turistas em quase sua totalidade eram estrangeiros. Um dia o Fantástico fez uma reportagem e o diabo decidiu morar aí. Minhas lembranças são ótimas e minha reserva para retornar é justamente ir na praia dos Espelhos.
ResponderExcluirPelo menos lendo vocês eu aqueço minha memória já que para este corpo gelado só cobertores triplos ajudam.
Farnel, casario preservado, sombra, água e areia limpas, povo acolhedor. Encantador!
ResponderExcluirBom dia !!! Graça e Renato, também queremos ir para este paraíso... e é que como cearenses, não gostamos muito de praia, preferimos serras, para fugir do tradicional por aqui. Mas, realmente, o lugar aí é imperdível. Lindo!!! Ah, copiamos de vocês uma "fotozinha" do camping em Porto Seguro e colamos no nosso blog. Adoramos as frases da entrada do camping. Parabéns pelo bom gosto!!! Abraços e até a próxima aventura. Ah!!! Quando vocês vão vir pelo Ceará??? Hein??? Não deixem de nos avisar... qualquer coisa é só comunicar. Abraços...
ResponderExcluir