Para evitar a entrada de sujeira na caixa d’água, existem diversos tipos de filtros que a retém antes da água entrar nela. Utilizamos, primeiro, o filtro agrícola ou de irrigação, cuja peneira retém as sujeiras maiores e é fácil para limpar. Dentro dele colocamos uma cápsula de cloro para ajudar na purificação da água. É pequeno e custa entre 25 e 35 reais mais as conexões necessárias. Para reforçar, instalamos depois do primeiro um filtro maior, de feltro, utilizado nas entradas de caixa d’água das residências, cujo refil é bom trocar pelo menos duas vezes ao ano.
Há que se distinguir dois processos: filtragem e purificação. Assim, pode-se falar em filtros e purificadores. Os filtros retém sujeiras sólidas, tipo areia, fragmentos de materiais como folhas, etc. No entanto, não purificam a água, ou seja, não exterminam bactérias e congêneres. Os filtros normalmente são feitos de peneiras, mais ou menos finas, feltros, espumas etc. Em suma, eles retém as impurezas físicas. Se a água é limpa, sob o ponto de vista de contaminação, eles resolvem. Se a água não é limpa nos termos já ditos, é necessário purificá-la.
É aí que entram os purificadores, como é o caso dos aparelhos domésticos que contem um sistema mais complexo de filtragem e purificação da água. Este sistema é formado por camadas de materiais diversos, como carbono ativado, e outros que combatem as sujeiras ‘não visíveis’. Um bom auxiliar é o cloro (pastilhas) que podem ser colocados nos filtros. Eles ajudam na purificação da água. Este procedimento pode determinar um leve gosto/cheiro de cloro na água. Mas é um recurso que ajuda. O ideal é instalar filtros purificadores, que se consegue em casas que vendem os aparelhos de filtragem/purificação de água instalados em residências, consultórios, etc.
Nós instalamos em primeiro lugar o filtro agropecuário e dentro dele colocamos uma pastilha de cloro; em segundo lugar um filtro de feltro usado em entradas de caixa d’água e, em terceiro lugar, dois filtros purificadores (primeiro passa por um depois pelo outro).
Estes últimos, que estão instalados entre a caixa de água e a torneira (após a bomba), fazem a purificação da água. Instalamos dois, em série, o que permite uma utilização por aproximadamente 2 anos, quando deverão ser substituídos.
A torneira, por sua vez, tem 3 comandos distintos: um para água fria, outro pra a água quente e um terceiro para a água purificada.
No carro anterior tínhamos outro sistema. A fonte de água potável era uma bombona de 20 ls. cuja água era bombeada para uma torneira especialmente instalada para isso. Essa bomba era acionada mediante um interruptor (12 volts). O atual sistema utiliza a mesma bomba da água fria sem precisar ligar um interruptor para tanto.
Pensando em praticidade colocamos na pia da cozinha e na do banheiro porta sabonete e porta detergente (líquidos) fixos (bem simples de fixar).
Ótimas fotos texto bem escrito.
ResponderExcluirÓtimas fotos texto bem escrito.
ResponderExcluirBrigadu querida.
ExcluirGostei e publiquei o link em nosso grupo.
ResponderExcluirBrigadu mo quiiridus
ExcluirLegalll
ResponderExcluir