EL CALAFATE
15º DIA – 7 DE MARÇO (também aqui feriado de Carnaval)
Cedinho embarcamos no MH da Tere/Neca e seguimos para o Puerto de Punta Bandera, a 50 km de El Calafate. O passeio de catamarã (dura 7 h e custa R$264,00 por casal + 45 pesos de entrada no Parque, este preço da entrada é para nós do Mercosul: aliás foi a primeira vez que isso teve alguma influência!) e se “navega por el Brazo Nuerte y el Canal de los Témpanos, avistando el Glaciar Upsala y la barrera de témpanos, que se desprenden del mismo”.
(…) La navegación continúa por el Brazo o Canal Spegazzinni hasta llegar al frente del Glaciar del mismo nombre”.
Finalizando, a parede norte do mais famoso glacial: PERITO MORENO…
No barco predominam os brasileiros (conversamos com cariocas, paulistas e gaúchos: alguns muito simpáticos e outros nem tanto, infelizmente). Talvez porque ficamos muito tempo na estrada queiramos interagir mais e eles não sentem isso porque a viagem, via aérea, é bem mais curta e não chegam a sentir o ‘banzo’ (a velha saudade da terra natal).
Dentre os ‘gentem boa’ Giovana e Paula (mãe e filha) que dividiram conosco o wisky que o pai (fazendo o minitrekking com o filho - já que o atraso de um dia da Cia. aérea em Buenos Aires – lhe impôs esta divisão familiar) lhes havia dado para beber com o gelo do glacial.
Um lindo momento, com certeza! Até porque não é de se acreditar que Re e Neca não lembraram de levar!
Voltando à terra fomos até as passarelas em frente ao Perito Moreno e, novamente, nos faltou o ar diante de tanta beleza!
Re me regaló umas frutinhas de Calafate (fruta silvestre, de coloração roxa e espinhenta) que estavam próximas as passarelas - que são de alto nível (tudo novo e muito limpo).
Vários estrondos, vimos mas não conseguimos registrar nenhum bloco na hora exata em que caíam mas um ‘antes e depois’ foi possível:
Fernando tem razão: difícil é selecionar as imagens (na primeira tentativa destacamos 43…).
Deixamos o MH no camping e fomos ‘traçar’ um cordeiro patagônico no Mi Viejo (super concorrido, com fila de espera).
Foi um dia extenso e maravilhoso. Talvez o mais legal de toda a viagem…
16º dia – 08 de março (dia internacional das mulheres)
É claro que nem lembramos disso até porque foi um dia de faxina geral e irrestrita (homens e mulheres). À tarde Neca/Tere fizeram um caminhada pela cidade e nós fomos comprar umas bombachas (bem comuns por aqui). Também experimentamos o gostoso sorvete feito com a fruta Calafate.
Acidade é bem legal: lembra Pucón que tanto gostamos.
À noite jantamos no restaurante do camping onde o cordeiro nos pareceu mais gostoso (nos deram uma prova de regalo) e as massas que saboreamos estavam divinas!
Aliás uma parada neste camping é tudo de bom, ‘renova as baterias’, diagmos assim: bem localizado, com água quente nas torneiras, '>'>@, gente do mundo todo e um restaurante excelente.
17º dia – 09 de março
Supermercado, '>'>internet (no camping) e… ESTRADA novamente (até El Chaltén que finalmente está toda asfaltada).
Neste exato momento caiu um vento forte também trazendo chuva…
Seguimos adelante…
Graça e Renato que fotos lindas! A realidade deve ser extasiante! Que belo dia passaram. Continuação de "boa estrada"
ResponderExcluirTá bom, alguém já disse para vcs que esses lugares são FANTÁSTICOS, que essas fotos são belíssimas e que eu gostaria MUITO de estar nessa viagem com vcs??
ResponderExcluirLembrei muito daquela reportagem da Sônia Bridi e do Paulo Zero sobre as mudanças climáticas no Planeta.. tomara que eu consiga visitar esse lugar antes que tudo vire mar. :))
AMO VCS!! Bjos nos 4.. filhota!!
PS1: As fotos apaixonadas, agarradinhas estão muito fofas!!
ResponderExcluirPS2: A parte mais importante do Dia Internacional da Mulher não foi mencionada.. e tem a ver conosco, mamãe.. o que é, hein?! Lembras?? ;))
Bjoo!!
Bom dia! Que paisagens encantadoras; olhando para estas criações de Deus confirmamos nossa pequenez...
ResponderExcluirQue vocês aproveitem ao máximo estes dias, km, companhias, gelo e céu azul...
Abraços
Sandra&Darlou
Graça, estas fotos estão de tirar o fôlego. É uma região belíssima realmente, mas é preciso SABER captar a beleza.
ResponderExcluirQue viagem!
Lindas as fotos! Até hoje não vi as fotos que tirei do passeio de barco que passou pelo brazo norte do lago argentino - sim, eu era um dos brasileiros que estava lá! Parabéns pelo blog. Continuem desbravando o mundo!
ResponderExcluir