Quinta-feira, 7 de junho (feriado de Corpus Christi), andamos 164 km.
De volta a BA 001 seguimos em direção ao sul para Camamu onde havia lindos vestígios da procissão de Corpus Christi.
Camamu reproduz Salvador (capital do estado) com cidade baixa e cidade alta mas está muito aquém em termos de conservação. Sua baía é considerada especial em termos de beleza e recursos naturais mas, um pouco por estarmos cansados, ao olharmos o mapa e constatarmos que a BA001 passaria por dentro de cidades e vilarejos (e lembrando da diferença de atravessar Valença em dia comum e no feriado) não tivemos dúvidas em seguir adiante aproveitando a calmaria do feriado o que se mostrou uma excelente opção!
No caminho abundavam os montinhos com cachos de dendê.
Almoçamos em Itacaré mas como não achamos lugar bom/bonito para ficarmos resolvemos seguir adiante.
Nossa meta era o camping Oásis - em meio a um belo coqueiral e à beira mar - (indicação de Vera/Deco e de Débora/Arno). De fato, lugar ótimo pra quem quer descanso e tranquilidade. Edmundo, filho de Dona Olivia, nos recebeu muito bem, tratando logo de ajeitar o local onde estacionaríamos.
Infelizmente, não se consegue sinal de '>'>'>'>'>internet (Vivo) e nem de telefone TIM. Tentamos junto ao proprietário do restaurante ao lado do camping -arrendado por Edmundo a um europeu - licença para usarmos seu wi-fi. O rapaz, em torno de 30 anos, foi de uma grosseria surpreendente. Chegou a dizer que telefone e internet não se cede a ninguém. Um ignorante … o lucro dele foi perder dois clientes, pois pensávamos almoçar no seu restaurante (na entrada, ele anuncia a melhor moqueca da Bahia).
Neste equipamento um casal alemão (da Bavária) viaja há dois anos e um mês pelas Américas (via Canadá). Chegaram à tardinha e foram embora na outra manhã bem cedo pois acharam o camping caro pelo o que apresentam - sanitários, especialmente.
Repete-se aqui o que escrevemos e temos dito sobre nossos campings: não basta os espaços (na maioria lindos) é preciso ter um mínimo de infra: luz (boa), água (ambas com fácil acesso), banheiros limpos, '>'>'>'>'>internet wi-fi (quem está fora do seu país sabe como é bom conversar com os seus no interior de sua casa rodante…) e quem é daqui não precisa ficar à mercê dos parcos sinais das nossas operadoras…
Desde quinta-feira o tempo se mantém assim: chuva à noite (refrescante) e sol no decorrer do dia.
No sábado deu um problema com a luz e precisamos ligá-la na casa da Dona Olívia (uma simpatia). Como havia caído uma fase, a energia não permitia uso de equipamentos mais pesados, mas resolveu para o básico. Da Olívia lembrou do Deco e Vera e manda um grande abraço …
Domingo, 10 de junho, fomos até o estacionamento do Ilhéus North Hotel (S14º29.587’ W039º 02 198’) que fica a menos de um quilômetro do camping Oásis.
O lugar é lindo e bem cuidado e, fora de temporada, aceita MH (R$25,00 p/p a diária com wi-fi). Marcelo, gerente, como todos os demais funcionários são super gentis e atenciosos. Valeu essa descoberta para uma parada estratégica.
Sobre o deslocamento pela BA 001, no que tange a Costa do Dendê, diríamos que não vale a pena pois se atravessa muitos perímetros urbanos (ruas estreitas com comércio de ambulantes). Além disso as inumeráveis lombadas (inoportunas e quase sempre fora de qualquer norma técnica) somadas aos trechos onde os buracos do asfalto são fechados com barro vermelho … depois de uma chuva, já viste! Talvez seja mais interessante vir pela BR101 e entrar em direção aos lugares desejados.
De Itacaré em diante – Costa do Cacau – parece que estes problemas não existem. Conferiremos!
TIM? Ainda sem serviço… VIVO? Também! '>'>Internet garantida no MH no estacionamento do Hotel…
Nenhum comentário:
Postar um comentário