segunda-feira, 29 de setembro de 2008

De Antofogasta a Bahía Inglesa (CH)

Na Panamericana (CH5), de Antofogasta a Chañaral, a estrada se distancia da costa, é plana, com poucas curvas e uma paisagem cansativa. Nela tem uma escultura de 1.100 msnm feita com uma base de ferro e cimento por Mario Irárrazabal para “saludar desde la carretera a los viajeros que transitan desde hacia Antofogasta”.



Paramos para almoçar num estacionamento em Ex Oficina Alemania, no meio do nada, com um vento tão assustador que não ousei sair para fotografar!

Em Chañaral a carretera volta a costear o mar: novamente um Pacífico verde esmeralda, lindo! Em cada pequena praia se encontra campings selvagens, ou seja, lugar bom para estacionar, mas sem infra-estrutura e/ou segurança. Fora de temporada há muitos lugares nos balneários onde se pode parar pra fazer um almoço e, pela receptividade, até pernoitar.

Caldera é uma linda e limpa cidade, a mais importante praia de veraneio da região e importante porto de pescado e minérios. Sua igreja (construída em 1862) com piso de pedra e uma torre gótica é uma obra atribuída a Gustavo Eiffel (muitos contestam essa informação).

Também possui a primeira estação de trem do Chile (construída em 1850) hoje transformada em museu e o primeiro cemitério laico do país (inaugurado em 1876).

Nenhum comentário:

Postar um comentário