segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Chile, Pacífico

Em Los Verdes uma visão ruim: uma baleia cachalote de 10 toneladas, morta, recém chegada à costa.



Uns 500m adiante, seguindo recomendação do guia Turistel, paramos para almoçar num dos vários restaurantes locais (Gracita louca para comer os mariscos que adorou na viagem anterior): que furada! Loco Mayo não tinham, os mariscos vieram imersos num vinagrete ruim e repleto de coentro difícil de engolir e o filé de congrio que o Renato pediu, banhado em ovo e óleo, enfim uma M!
No outro dia seguimos para o sul. Tanto nas cidades quanto na estrada (CH1) uma neblina (Camancha) encobre tudo. Isso porque a evaporação do mar, pela alta pressão, fica retida numa altura baixa que a impede de ultrapassar a Cordilheira e também não produz chuva. Às vezes se dissipa ao meio dia, mas nem sempre: onde dormimos, às 17 ainda tinha camancha.

A paisagem da Costanera é linda: à esquerda a Cordillera de la Costa e à direita uma costa acidentada, ora com muita areia, ora com pedras vulcânicas banhadas pelo verde esmeralda do oceano Pacífico. Acertamos em fazer esta rota no sentido norte sul: a luminosidade favorece as fotos, por se transitar na pista junto ao mar a caroneira/navegadora/fotógrafa tem seu trabalho facilitado ao ver melhor a paisagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário